Questões de Concurso
Filtrar
512 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 103
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga - PE
Disciplina:
Psicologia
Referente a psicopatologia, analise as seguintes afirmações e aponte a alternativa correspondente.
I- O ataque de pânico consiste como uma sensação abrupta de intenso medo, ou desconforto agudo, acompanhado de sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura. II- O conceito de normalidade, conhecido como processo, é baseado em aspectos funcionais e ao produzir sofrimento para o indivíduo, ou para seu grupo social, é considerado um fenômeno patológico. III- O indivíduo que, sem fundadas razões, se sente inexplicável, continuamente tenso e preocupado, possui transtorno de ansiedade generalizada. IV- A depressão tornou-se ao longo dos últimos anos, um grande problema de saúde em todo mundo, incapacitando um número cada vez maior de pessoas adultas e idosas, excluindo-se as crianças, em razão da baixa percepção da realidade.
Estão corretas:
I- O ataque de pânico consiste como uma sensação abrupta de intenso medo, ou desconforto agudo, acompanhado de sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura. II- O conceito de normalidade, conhecido como processo, é baseado em aspectos funcionais e ao produzir sofrimento para o indivíduo, ou para seu grupo social, é considerado um fenômeno patológico. III- O indivíduo que, sem fundadas razões, se sente inexplicável, continuamente tenso e preocupado, possui transtorno de ansiedade generalizada. IV- A depressão tornou-se ao longo dos últimos anos, um grande problema de saúde em todo mundo, incapacitando um número cada vez maior de pessoas adultas e idosas, excluindo-se as crianças, em razão da baixa percepção da realidade.
Estão corretas:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga - PE
Disciplina:
Psicologia
Dalgalarrondo (2019), afirma que as relações entre a atenção e uma determinada função cognitiva são complexas, e que essa, em específico, atua como papel central em toda a cognição. ela corresponde à habilidade de manter itens, percepções e tarefas ativos na mente, sem se apoiar em mais estímulos do mundo externo. Age como um núcleo gerenciador de trabalho, no qual percepções e pensamentos, constantemente atualizados, são processados, transformados e manipulados. Neste caso o autor está se referindo à qual função cognitiva que apoia a atenção?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga - PE
Disciplina:
Psicologia
Dalgalarrondo (2019), afirma que um fator importante nas fases iniciais da avaliação do paciente é notar e descrever seu aspecto global, expresso pelo corpo e pela postura corporal, pela indumentária, pelos acessórios, por detalhes como maquiagem, perfumes, odores, marcas corporais, porte e atitutes psicológicas específicas e globais. No tocante a essa afirmação, analise os itens a seguir enumerados.
1- Em Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais, a Comunicação Não Verbal não é menos importante do que nas áreas descritas. 2- As funções básicas do comportamento não verbal são: a) expressar emoções; b) apresentar a própria personalidade ao outro; c) acompanhar a fala com a finalidade de controlar a alternância entre os interlocutores, monitorar o tema da conversa e a atenção dos participantes; d) transmitir sinais relacionados às atitudes interpessoais, como afeto/desafeto, dominação/submissão, confiança/desconfiança, ternura/hostilidade, etc. 3- Os sinais emitidos por uma pessoa quando em interação cobre amplo leque de sinais visuais, acústicos e, eventualmente, táteis e olfativos, entre eles: a) o ambiente da comunicação no qual ocorre o encontro das pessoas; b) a aparência física das pessoas em interação; c) a proxêmica (a utilização e a percepção do espaco que as pessoas estabelecem entre si); d) os vários movimentos corporais; e) a paralinguagem (a maneira como se diz algo).
Está correto o que afirma:
1- Em Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais, a Comunicação Não Verbal não é menos importante do que nas áreas descritas. 2- As funções básicas do comportamento não verbal são: a) expressar emoções; b) apresentar a própria personalidade ao outro; c) acompanhar a fala com a finalidade de controlar a alternância entre os interlocutores, monitorar o tema da conversa e a atenção dos participantes; d) transmitir sinais relacionados às atitudes interpessoais, como afeto/desafeto, dominação/submissão, confiança/desconfiança, ternura/hostilidade, etc. 3- Os sinais emitidos por uma pessoa quando em interação cobre amplo leque de sinais visuais, acústicos e, eventualmente, táteis e olfativos, entre eles: a) o ambiente da comunicação no qual ocorre o encontro das pessoas; b) a aparência física das pessoas em interação; c) a proxêmica (a utilização e a percepção do espaco que as pessoas estabelecem entre si); d) os vários movimentos corporais; e) a paralinguagem (a maneira como se diz algo).
Está correto o que afirma:
Sabemos o quanto a linguagem é importante nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Nesse sentido, a linguagem torna o processo educativo mais eficaz fazendo com que o aluno desenvolva os seus próprios instrumentos de comunicação social. De acordo com Racy (2012): “[...] esquemas se desenvolvem de forma organizada durante a fase pré-escolar, quando a criança se torna capaz de planejar uma ação, ou seja, pensar em termos de futuro. Nessa fase também se desenvolve a capacidade de fazer associações por semelhanças e equivalências; a memória se desenvolve de forma mais organizada, permitindo que a criança retenha e recupere as informações. Finalmente, torna-se capaz de solucionar problemas, utilizando regras. Entre todos esses esquemas que são adquiridos pela criança, esquemas que no decorrer do desenvolvimento infantil se tornam mais refinados e complexos, temos aquele que constitui uma das capacidades humanas mais elaboradas: a linguagem.” (RACY,2012, p.96) Analise as afirmativas abaixo, levando-se em consideração Racy (2012):
I. No 1° ano de vida observa-se, na criança, os primeiros balbucios, a imitação de sons e a repetição de sílabas, que são utilizados como uma forma de comunicação.
II. Observa-se na criança desde o nascimento, inicialmente a efetivação da linguagem escrita que antecede a linguagem verbal.
III. Por volta do 2° ao 6° ano de vida da criança, não observamos o desenvolvimento da linguagem verbal.
Assinale a alternativa correta:
I. No 1° ano de vida observa-se, na criança, os primeiros balbucios, a imitação de sons e a repetição de sílabas, que são utilizados como uma forma de comunicação.
II. Observa-se na criança desde o nascimento, inicialmente a efetivação da linguagem escrita que antecede a linguagem verbal.
III. Por volta do 2° ao 6° ano de vida da criança, não observamos o desenvolvimento da linguagem verbal.
Assinale a alternativa correta:
Dentre os diversos autores que estudaram os processos de desenvolvimento e de aprendizado, destaca-se a contribuição de Jean Piaget. De acordo com Coelho (2014): “Piaget não construiu teorias sobre ensino e aprendizagem, mas elaborou uma teoria sobre as fases do desenvolvimento mental do ser humano e o modo como o conhecimento era construído pelo indivíduo. As ideias de Piaget sobre a construção do conhecimento inspiraram várias teorias e práticas educacionais, agrupadas sob o rótulo de construtivismo. No Brasil, os trabalhos de Piaget começaram a ser mais divulgados a partir da década de 1980.” (COELHO,2014, p.79)
Assinale a alternativa incorreta sobre o estágio sensório-motor (até 2 anos de idade) apresentado por Piaget:
Assinale a alternativa incorreta sobre o estágio sensório-motor (até 2 anos de idade) apresentado por Piaget: