Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. O abuso de álcool e drogas é um comportamento que indica desesperança, não sendo exemplo de fatores individuais de risco de suicídio, de acordo com René Spitz. Para esse estudioso, as substâncias químicas consumidas por um indivíduo afetam diretamente o seu comportamento, estimulando a prática de comportamento socialmente inaceitáveis e elevando o risco da prática do suicídio.
II. O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: a pedido do profissional responsável pelo serviço; em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional; quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

Marque a alternativa CORRETA:
A ansiedade está presente na vida dos seres humanos, tendo adquirido um caráter adaptativo. Entretanto, os transtornos de ansiedade se diferenciam da ansiedade adaptativa por ser excessiva ou persistir além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento. Assinale a alternativa em que o distúrbio apresentado não corresponde a um transtorno de ansiedade.
O tratamento da dependência química deve sempre estar associado a uma equipe multiprofissional, já que as questões que o envolvem são complexas. Assinale a alternativa incorreta em relação ao tratamento da dependência química baseado na redução de danos.
O uso de álcool e outras drogas é uma importante questão de saúde pública. No Brasil, de acordo com o último levantamento nacional sobre o uso de drogas pela população, a substância ilícita mais consumida é o/a:
O declínio na saúde mental não é típico na terceira idade, contudo, os transtornos mentais que efetivamente ocorrem em adultos mais velhos tendem a ter consequências devastadoras. Das afirmativas abaixo é incorreto afirmar que: