Filtrar


Questões por página:
O número de adolescentes que apresentam distúrbios do comportamento alimentar tem aumentado significativamente nos últimos anos.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Nos últimos anos, numerosos estudos têm apresentado contribuições à compreensão do autismo.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Para desenvolver seu trabalho com eficiência e sensibilidade, um cuidador precisa conhecer as características dos principais transtornos mentais com os quais ele pode lidar em ambiente escolar.

Relacione os seguintes transtornos a suas respectivas descrições.


1. Esquizofrenia

2. Depressão

3. Autismo


( ) Transtorno invasivo de desenvolvimento, que ocorre geralmente na infância, e afeta a capacidade cognitiva, o comportamento, a comunicação e a linguagem.

( ) Transtorno caracterizado por tristeza, perda de interesse, apresentando sentimento de culpa, baixa autoestima, cansaço e falta de concentração.

( ) Transtorno definido por distorções na percepção, no pensamento, no comportamento e na linguagem, que podem se apresentar na forma de alucinações e delírios.


Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.

(...) “Que seja imenso o campo das nossas sensações e intuições sensíveis, isto é, das representações obscuras no ser humano, de que não somos conscientes, ainda que possamos concluir indubitavelmente que as temos; que, ao contrário, as representações claras contenham apenas infinitamente poucos pontos acessíveis à consciência; que, por assim dizer, no grande mapa de nosso espírito só haja poucos lugares iluminados, isso pode nos causar espanto com relação a nosso próprio ser (...) O campo das representações obscuras é o maior no ser humano... frequentemente jogamos com representações obscuras e temos interesse em ocultar à imaginação objetos desejados ou indesejados; com mais frequência, porém, somos nós mesmos um jogo das representações obscuras, e nosso entendimento não pode se salvar dos absurdos em que é posto pela influência delas, ainda que as reconheça como engano.” (John Locke).


Inspirados a partir da leitura do texto e com seus conhecimentos sobre psicopatologias e métodos clínicos, assinale a única alternativa que se relaciona de forma correta com o pensamento do filósofo iluminista.

A Psicopatologia foca na questão do normal e do patológico, uma vez que “o conceito de normalidade psicológica e saúde mental implica um estado de bem-estar psicológico através do qual o indivíduo desenvolve as suas próprias capacidades e potencialidades, pode lidar eficazmente com o stress, trabalha de forma produtiva e com satisfação, sendo capaz de contribuir para a comunidade onde está inserido” (Carvalho Teixeira, 2005). Os vários critérios de distinção entre o normal e o patológico são: