Filtrar


Questões por página:
O psiquiatra avalia um paciente internado em hospital após solicitação da Clínica Médica. O paciente apresenta falsificação de sinais e sintomas físicos de forma deliberada, especificamente febre noturna de 42ºC, apresentando-se como doente, apesar da afirmação dos médicos especialistas assistentes de não localizarem qualquer alteração clínica (incluindo alterações registradas de temperatura ou sinais vitais) ou doença orgânica no paciente. Não sendo capaz de serem identificadas recompensas externas óbvias ao paciente e tratando-se de paciente sem condição psicótica ou outros transtornos mentais que justifiquem tal falsificação, o quadro é de:
De acordo com a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), da American Psychiatric Association, a catatonia pode ocorrer no contexto de vários transtornos mentais. Dentre os sintomas possíveis da catatonia, está a indução passiva de uma postura mantida contra a gravidade. O nome desse sintoma, pelo DSM-5, é chamado(a):
Mulher,25 anos, procura atendimento médico referindo perda do interesse por tudo, tristeza com choro fácil e ganho de peso há 4 semanas. Relata muito sono e, mesmo dormindo 10 horas por noite, acorda cansada. Comenta que tem preferido ficar sozinha na maior parte do tempo e pensa que isso possa ser um castigo por algo que tenha feito, mas não sabe dizer o quê. Não apresenta antecedentes de doenças e não faz uso de medicamentos ou uso de drogas lícitas ou ilícitas.
Assinale a alternativa que contém o diagnóstico e conduta, respectivamente.
A 11ª revisão da Classificação Internacional das Doenças da Organização Mundial da Saúde (CID-11), que entrou em vigor em 2022, incluiu a síndrome de Burnout como uma condição causada pelo estresse crônico no ambiente de trabalho que não foi adequadamente gerenciado.
A respeito da definição da CID-11 para o Burnout, é CORRETO afirmar:
Na infância, a consciência do Eu se constrói a partir do contato com a realidade, definindo um mundo exterior e um interior, a consciência de um Eu corporal e psíquico.
Considerando a psicopatologia da consciência do Eu, é INCORRETO afirmar: