Filtrar


Questões por página:
O psiquiatra avalia um paciente internado em hospital após solicitação da Clínica Médica. O paciente apresenta falsificação de sinais e sintomas físicos de forma deliberada, especificamente febre noturna de 42ºC, apresentando-se como doente, apesar da afirmação dos médicos especialistas assistentes de não localizarem qualquer alteração clínica (incluindo alterações registradas de temperatura ou sinais vitais) ou doença orgânica no paciente. Não sendo capaz de serem identificadas recompensas externas óbvias ao paciente e tratando-se de paciente sem condição psicótica ou outros transtornos mentais que justifiquem tal falsificação, o quadro é de:
Os transtornos disruptivos do controle do impulso e da conduta incluem condições que envolvem dificuldades de autocontrole de emoções e de comportamento. No transtorno de conduta, o quadro do paciente pode apresentar de forma mais marcante a:
A respeito das fases do sono (fase NREM e fase REM – “Rapid eye-moviments”, assinale a alternativa incorreta.
O termo “disforia de gênero” aparece como um diagnóstico pela primeira vez na quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) para se referir àquelas pessoas com marcante incongruência entre seu gênero vivenciado ou expresso e aquele com o qual nasceram. Sobre o tema, a afirmativa correta é:
A psicanálise foi fruto do gênio Sigmund Freud. Ele colocou sua marca nela desde o princípio, e pode-se afirmar razoavelmente que, embora a ciência e a teoria da psicanálise tenham evoluído muito além de Freud, sua influência ainda é forte e onipresente. Sobre a contratransferência, deve-se entender que: