Filtrar


Questões por página:

O uso de preservativos masculinos é uma eficiente profilaxia para as chamadas doenças sexuais transmissíveis. Entretanto, nem todas DSTs podem ser evitadas com o uso das camisinhas.


A patologia para a qual essa medida profilática é de baixa eficiência é

A Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus HIV. Sobre essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.
Doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas popularmente por DST, são patologias antigamente conhecidas como doenças venéreas. São doenças infecciosas que se transmitem, essencialmente (porém não de forma exclusiva), pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação. Das DST listadas a seguir, a única que NÃO pode ser veiculada pelo sangue é a

Sobre o mecanismo de transmissão do Trypanosoma cruzi, analise as afirmativas a seguir.

I. A transmissão pelo vetor ocorre pela penetração de tripomastigotas metacíclicos, eliminados nas fezes ou na urina do triatomíneo, durante o hematofagismo.

II. A transfusão sanguínea constitui o segundo mecanismo de importância epidemiológica na transmissão da doença de Chagas.

III. A transmissão congênita ocorre quando existem ninhos de tripomastigotas na placenta, que liberam amastigotas que chegam até a circulação fetal.

IV. A transmissão oral ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes ou urina de tripomastigotas infectados.

Estão corretas apenas as afirmativas

mostrar texto associado

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


Embora seja uma doença curável, a tuberculose tem sido responsável pela morte de milhares de indivíduos coinfectados com o vírus HIV.