Filtrar


Questões por página:
Leia o texto a seguir.
Os ovos são depositados pela fêmea, individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. A fase larvária, dependendo da temperatura, da disponibilidade de alimento e da densidade das larvas no criadouro, pode variar de cinco dias a algumas semanas, antes de sua transformação em pupa (inativa e não se alimenta). As larvas passam a maior parte do tempo alimentando- -se, principalmente, de material orgânico acumulado nas paredes e no fundo dos depósitos. O repasto sanguíneo das fêmeas, assim como a oviposição, ocorre quase sempre durante o dia, nas primeiras horas da manhã e ao anoitecer. A fêmea grávida é atraída por recipientes escuros ou sombreados, com superfície áspera, nos quais deposita os ovos – ela distribui cada postura em vários recipientes.
(Brasil Ministério da Saúde. Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses: normas técnicas e operacionais,2016.)
O texto descreve parte da biologia de um importante vetor, denominado
A cisticercose humana é responsável por graves alterações nos tecidos e grande variedade de manifestações. É uma doença pleomórfica pela possibilidade de alojamento do parasita em diversas partes do organismo, como tecidos musculares ou subcutâneos; glândulas mamárias (mais raramente); globo ocular e com mais frequência no sistema nervoso central, inclusive intramedular, o que traz maiores repercussões clínicas
(NEVES, D. P. Parasitologia Humana.13. ed. Rio de Janeiro: Atheneu.2016.559p.).

Sobre a transmissão da cisticercose, marque a alternativa CORRETA.
Os ciclos de vida dos parasitas evoluem para facilitar a dispersão e superar as defesas do hospedeiro. Em alguns, os ovos fertilizados são expelidos com as fezes do hospedeiro e posteriormente ingeridos por outros hospedeiros. A maioria das espécies de parasitas, no entanto, possui ciclos de vida complexos, envolvendo um ou mais hospedeiros intermediários e vários estágios larvais. Tais ciclos, ao tempo em que auxiliam a colonização dos parasitas em novos hospedeiros, podem também possibilitar oportunidades para que o homem interrompa o ciclo com medidas higiênicas.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o parasita que possui a maior quantidade de hospedeiros intermediários participando do seu ciclo de vida.
As vitaminas são vitais para uma boa saúde, mas são necessárias em quantidades muito menores do que os macronutrientes, como carboidratos e gorduras. Eles são importantes para muitas funções corporais diárias, como reprodução e crescimento celular, e processamento de energia nas células. Sobre a estrutura e função das vitaminas, analise cada afirmação a seguir:

I. Vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e C, podem ser armazenadas nas células adiposas para posterior decomposição e uso quando necessário.
II. A coenzima A (CoA) é um composto contendo enxofre derivado da vitamina A e anexada ao acetato por uma ligação do enxofre ao acetato formando acetil-CoA.
III. A coenzima FAD é um transportador de elétrons derivado da riboflavina, também conhecida como vitamina B2; tal vitamina estimula o aumento da produção de sangue no corpo. IV. O ácido ascórbico (vitamina C) é um nutriente essencial para humanos e outros primatas, mas não para muitos outros animais; em humanos, sua deficiência causa retardo na cicatrização de feridas.
V. A cobalamina (vitamina B12) contribui com a produção de ácidos nucleicos e eritrócitos; sua deficiência pode causar anemia, dormência e perda do equilíbrio.

Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
As doenças parasitárias assumem diferentes tipos epidemiológicos dependendo da distribuição geográfica das espécies parasitas e da estrutura local na qual estes agentes se mantêm. Sobre estes aspectos, identifique a única afirmativa INCORRETA entre as proposições abaixo: