Filtrar


Questões por página:
Os chamados gurus da qualidade (Deming, Juran, Crosby, Feingenbaum, Ishikawa, Taguchi e Falconi) foram fundamentais para o amadurecimento dos conceitos sobre qualidade. Considerando os aspectos fundamentais da qualidade elencados por esses autores, assinale a opção que NÃO corresponde a um desses aspectos.
Os teóricos da qualidade elencam sete ferramentas que resolvem a ampla maioria dos problemas relacionados à qualidade das organizações. Assinale a opção cujo item NÃO INTEGRA esse conjunto de ferramentas.
As séries ISO fornecem recomendações baseadas em padrões mundiais que estabelecem exigências para os sistemas de administração de qualidade das empresas. Atente para o que se afirma a seguir sobre as normas ISO para a qualidade:

I. A ISO 9000 lida com a administração da qualidade e dos padrões de garantia de qualidade e orientação para seleção e uso.
II. A norma ISO 9001 lida com modelo de sistemas de qualidade para a garantia de qualidade do design/desenvolvimento e distribuição de produtos.
III. A norma ISO 9002 lida com modelo de sistemas de qualidade para a garantia de qualidade em produção e instalação.
IV. A norma ISO 9003 lida com modelo de sistemas de qualidade para a garantia da qualidade na inspeção e testes finais.
V. A norma ISO 9004 lida com modelo de sistemas de qualidade para a garantia da qualidade e do sistema de qualidade: linhas de ação.

É correto o que se afirma somente em
Para controlar um processo de envase de latas de refrigerante em uma máquina, é utilizada a carta controle do tipo que monitora de hora em hora uma amostra de nove latas de refrigerante. A máquina, com o processo sob controle, possui uma média histórica de volume envasado de 470 mL e amplitude média das amostras de 4 mL. Em uma determinada hora, uma amostra do processo resultou em uma média de 473 mL. Considerando a amplitude média das amostras como o estimador de variabilidade, a constante d2 com um valor igual a 3 e os limites de controle com três desvios-padrão de afastamento em relação à linha média, assinale a afirmação verdadeira quanto ao possível estado do processo no momento da análise.
A aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) envolve a construção de uma série de matrizes, sendo a mais utilizada denominada Casa da Qualidade.
Com relação ao QFD, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os requisitos dos clientes são as expressões linguísticas da vontade dos clientes convertidas qualitativamente em necessidades reais. II. A matriz de correlações é o teto da matriz da qualidade e tem por objetivo cruzar as características de qualidade entre si, permitindo identificar como elas se relacionam. III. Na avaliação competitiva do cliente, o objetivo é identificar o desempenho percebido do produto final da empresa, após a inserção dos requisitos dos clientes, na visão do cliente, em comparação com os principais concorrentes.
Está correto apenas o que se afirma em