Questões de Concurso
Filtrar
221 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 45
Questões por página:
Numa experiência feita pela Universidade da Geórgia, nos EUA, um micróbio recebeu cinco genes de outra bactéria subaquática [...]. E dessa mistura saiu uma criatura capaz de algo muito útil: alimentar-se de CO2. [...] “Agora podemos retirar o gás diretamente da atmosfera, sem ter de esperar as plantas crescerem”, diz o bioquímico Michael Adams, autor do estudo. Seria possível criar usinas de absorção de CO2, que cultivariam o micróbio em grande escala [...].
SUPERINTERESSANTE. Cientistas criam bactéria que come o CO2 do ar.318. ed. São Paulo: Abril, ano 26, n.5, maio 2013, p.14. Adaptado.
A atividade dessas usinas reduziria diretamente o processo de
O geógrafo João Rua, analisando o processo de expansão do sistema capitalista no mundo, afirma que “o homem tem sido visto como produtor, criador, transformador; a natureza, como domínio a ser conquistado, explorado, submetido ao ritmo da produção econômica, cada vez mais, em escala industrial.”
RUA, J. Desenvolvimento, espaço e sustentabilidades. In: RUA, J. (org). Paisagem, espaço e sustentabilidades: uma perspectiva multidimensional da geografia. Ed. PUC-Rio, 2007. p.151.
Dentro da lógica capitalista de produção, segundo o autor, a natureza passa a ser percebida como :
Segundo a reportagem do Jornal Folha de São Paulo, do dia 17 de maio de 2014, a cidade de Houston, no Texas (EUA), apresentou baixos índices de desemprego e um crescimento do PIB de 5,5%, segundo dados de 2013. Para os especialistas, os setores de petróleo e gás seriam os principais responsáveis, graças à exploração do gás de xisto, que apresenta vantagens econômicas e consequências ambientais.
Qual a principal consequência ambiental dos avanços tecnológicos na extração do gás de xisto?
A Rio+20 prometia surtir tanto efeito quanto a ECO 92. Mas a rodada de negociações acabou em um documento que, de tão vago, chegou a ser criticado pelo secretário-geral da ONU. Como de costume, alguns países não ajudaram – pelo contrário, trataram o evento com descrédito.
(Isto é.26/12/2012. Ano 36. n.2250. p.118)
O texto se refere, principalmente,