Filtrar


Questões por página:
Considerando a escassez de água no cotidiano do sertão nordestino, a partir dos anos 1930, principalmente, escritores, poetas, pintores e músicos começaram a retratar o drama vivido por grupos expostos às intempéries climáticas e ao descaso das autoridades.
 
Revista Atualidades. São Paulo: Abril, ed.18, 2º sem.2013, p.82. Adaptado.
 
Sobre esse contexto, ficou famosa a obra literária Vidas Secas, cuja autoria é de:

As datas constantes na questão reportam-se ao ano de 2015

Em 02 de agosto, os 193 Estados-membros da ONU chegaram a um acordo sobre o rascunho do documento final que constituirá a nova agenda de desenvolvimento sustentável (ODS), que será formalmente adotada pelos líderes mundiais em Nova York durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável em setembro.

O documento final destaca, como um de seus principais objetivos:

mostrar texto associado
Se, ao longo da história, o rio São Francisco integrou parte do Sudeste a parte do Nordeste, na atual paisagem brasileira o jovem estado do Tocantins caracteriza-se geograficamente como zona de transição e unidade federada que conecta as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
mostrar texto associado
A concessão de licenças ambientais para que determinadas e quase sempre grandiosas obras possam ser executadas tem gerado constrangimentos entre setores da própria administração pública, como ocorreu no caso da transposição do São Francisco e, mais recentemente, no da construção de usinas hidrelétricas no rio Madeira.
mostrar texto associado
Mencionado no texto, o MST ampliou sua atuação pública e, ao apoiar o bispo em greve de fome e externar claramente seu repúdio ao projeto de transposição patrocinado pelo governo federal, resolveu, pela primeira vez em sua história, agir em uma área que não é propriamente a da reforma agrária.