Filtrar


Questões por página:
O/a assistente social, em razão da natureza de seu trabalho, tem acesso a informações importantes para seu estudo e elaboração de estratégias para lidar com a questão social colocada, entrando, muitas vezes, em contato com dados de caráter confidencial do usuário atendido. O material técnico produzido pelo assistente social que venha a conter dados cuja divulgação comprometa a imagem, a dignidade, a segurança e a proteção das pessoas envolvidas, de acordo com a legislação vigente, deve ser:
A questão social é a matéria-prima da ação profissional dos assistentes sociais, em suas diversas manifestações. A profissão e seus objetos só se explicam a partir das relações que constituem a questão social, entendendo-a como:
O/a assistente social trabalha com as diversas expressões da questão social. A gênese da questão social é explicada pelo processo de:
Compreendendo a prática profissional do/da assistente social como uma especialização do trabalho, o que conforma sua matéria-prima é o/a:
São vários os fatores que motivam a existência de pessoas em situação de rua, tais como os estruturais e os biográficos, além de desastres de massa ou naturais. Trata-se de um fenômeno multifacetado que não pode ser explicado a partir de uma única perspectiva, na medida em que são múltiplas as causas da vivência nas ruas, como também são diversificadas as realidades das pessoas em situação de rua. Desse ponto de vista, é correto afirmar que o termo exclusão expressa a situação dessa população que vive na rua, termo esse que encerra o trinômio caracterizado pela expulsão, desenraizamento e