Filtrar


Questões por página:

“Toda história é a história contemporânea disfarçada.”

(Hobsbawn,1998.)


“... Assim Hobsbawm se refere à complexa relação dos historiadores com o presente. Trata‐se de um debate antigo, mas sempre retomado: seria possível apreender as particularidades do passado ou a História seria apenas uma projeção do presente? Mas o que é o presente? Como a percepção do presente varia histórica, social e culturalmente? Como o presente é (re)construído? Marc Bloch questionou o que separaria o passado do presente, tais os diferentes aspectos do tempo histórico e de suas durações nas percepções da experiência humanas.”

(Disponível em: http://www.cih2015.eventos.dype.com.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=4.)


A preocupação como a história do tempo presente é o tema central deste trecho do texto do historiador inglês Eric Hobsbawm. Sobre a questão apresentada no enunciado, acerca da ligação intrínseca entre passado e presente na História e o papel do professor em relação a esse paradigma, analise as afirmativas.

I. O procedimento histórico comporta a preocupação com a construção, a historicidade dos conceitos e a contextualização temporal.

II. O passado está incorporado aos nossos conceitos e nos dá um conteúdo concreto, e deve ser reconstruído em função das questões colocadas no presente, manipulando características essenciais do tempo: sucessão, duração simultaneidade.

III. Todo conteúdo é criado, datado, e tem sua história. O objetivo na sala de aula é que a educação histórica, hoje, leve os educandos a memorizarem esses fatos e adquirirem capacidade de repassá‐los com exatidão.

IV. Na sala de aula, o problema da data de nascimento do historiador ou o problema das gerações anteriores atrapalha a questão da credibilidade das fontes históricas. A história atual é mais confiável.


Estão corretas apenas as afirmativas

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres dos indivíduos de uma determinada sociedade, foi construída e conquistada ao longo dos séculos e hoje apresenta ainda diversas manifestações. Assim, sobre Cidadania, ao longo do tempo, é correto afirmar que,
O século XX marcou o surgimento do fenômeno da integração entre países. Inicialmente com objetivos econômicos, essas integrações chegaram até a criação de uma união monetária e a busca pela livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, como ocorre com os países da União Europeia (UE). Nas Américas também se desenvolveram políticas de integração entre nações. Em relação a essas políticas, analise as afirmações a seguir:
I. A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) são instituições semelhantes, pois congregam todos os países americanos em torno do comércio.
II. A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) criada no governo do presidente americano George Bush reúne todos os países dos três continentes americanos.
III. O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é uma organização intergovernamental que busca integração regional dos seus membros, que são países sul-americanos.
IV. NAFTA é a sigla inglesa do Acordo de livre-comércio da América do Norte que busca a redução de barreiras econômico-alfandegárias entre os EUA, Canadá e México.

É correto o que se afirma somente em
Denomina-se de BRICS o agrupamento econômico composto de cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sobre este agrupamento, assinale a alternativa correta.
No final do século XIX e início do século XX, uma nova fase de expansão imperialista ocorreu, conhecida como Neo colonialismo. Durante esse período, as potências europeias buscaram consolidar seu domínio sobre regiões da Ásia e da África, resultando na partilha desses continentes entre as nações colonizadoras. Essa busca por recursos naturais, mercados e influência política teve impactos duradouros nas sociedades locais e no cenário global.
Imagem associada para resolução da questão


Qual foi o principal objetivo do Neo colonialismo das potências europeias na Ásia e na África durante o final do século XIX e início do século XX?