Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada

A febre amarela “combatida por Oswaldo Cruz no início do século 20 e erradicada dos grandes centros urbanos desde 1942, [...] voltou a assustar os brasileiros em 2017, com a proliferação de casos de febre amarela silvestre [...]” (FIOCRUZ,2017).

 

Sobre a forma de transmissão da febre amarela, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A febre amarela silvestre é transmitida por macacos e a urbana é transmitida de pessoa a pessoa.

( ) O ciclo da febre amarela silvestre inicia com macacos ou humanos picados por mosquitos infectados.

( ) A destruição dos habitats dos macacos em áreas urbanas, impede a circulação do vírus da febre amarela urbana.

 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Em 2021, o Brasil iniciou sua campanha de vacinação contra a COVID-19. A primeira pessoa vacinada no país foi uma enfermeira, em São Paulo, marcando o começo de um esforço nacional para imunizar a população contra o coronavírus.

Quem foi a primeira pessoa vacinada contra a COVID-19 no Brasil?

Sobre a luta do Movimento Negro no Brasil, é CORRETO afirmar.
Na América Latina, México, Argentina e Uruguai já aceitam o casamento gay. Mas é na Europa Ocidental que os direitos dos homossexuais estão mais consolidados. Na Holanda, o direito existe desde 2000.
CHADE, Jamil. Brasil é 15º país a adotar medida; Holanda foi 1º . O Estado de S. Paulo, São Paulo,15 maio 2013. Disponível em: Acesso em: 16 maio 2013.
Em 2013, o país da Europa Ocidental que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em meio a diversas manifestações públicas contrárias à medida, foi a

O governo de Roraima declarou que o estado já vive um surto de sarampo – doença erradicada no Brasil em 2015 e que volta agora com os estrangeiros que afluem ao estado, segundo as autoridades. Há dez casos confirmados, quarenta sendo estudados e duas mortes. Cerca de dois mil refugiados foram vacinados nas ruas e abrigos.

Governo de Roraima já admite surto de sarampo. IstoÉ, n.2516,14 mar.2018, p.17. Adaptado.


Em Roraima, a maior parte dos estrangeiros atingidos por esse surto de sarampo são refugiados provenientes do seguinte país: