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As aulas de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio deverão estimular a ação pessoal e coletiva dos alunos, de forma autônoma e responsável, no combate às desigualdades étnico-raciais e de gênero e às diferentes formas de preconceito e discriminação.
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As ciências humanas e sociais no Ensino Médio devem estimular as percepções dos alunos acerca de temas que extrapolem o conteúdo formal, tradicionalmente estudado; assim, a valorização das epistemologias indígenas, negras, interculturais e queer, das lutas sociais, entre outras, deve estar presente em sala de aula.
“O Brasil tem compromissos políticos de ajudar o continente africano a se desenvolver. O Brasil tem dívida histórica com os africanos, e nós achamos que essa dívida não pode ser paga com dinheiro. Ela é paga com solidariedade, com gestos políticos e com ajuda.”

(Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente do Brasil, G1)

Quando o presidente Lula afirma que o Brasil tem “uma dívida histórica com os africanos”, ele está se referindo a que fato registrado na história de nosso país?

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em 5 de julho de 2010, mostram que, apesar da melhoria do país nos resultados,24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. As notas se referem aos anos finais do Ensino Fundamental, que equivalem à 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano). Nos anos iniciais, da 1ª à 4ª série (1º ao 5º ano), foram 15% das cidades.” (Fernanda Nogueira, Nathália Duarte e Vanessa Fajardo do G1)

São informações que complementam o texto anterior, EXCETO:

A reforma trabalhista, aprovada em 2017, trouxe novas definições sobre pontos como férias, jornada de trabalho e relação com sindicatos das categorias. Ao todo, foram alterados mais de 100 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e criadas novas modalidades de contratação. A reforma trabalhista criou novas modalidades e promoveu algumas mudanças, como