Filtrar


Questões por página:
O analfabetismo funcional tem sido um grande problema a ser enfrentado atualmente. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), analfabetismo funcional é:
A extensão do período de obrigatoriedade do ensino médio no Brasil está em discussão para promover a melhoria da educação no País. Os debates sobre o tema constituem uma boa oportunidade para que a sociedade civil e o Estado trabalhem juntos, em busca de melhoria para a educação pública. NÃO expressa um desdobramento dessa proposta:
“Um filme sobre a luta antimanicomial começou a ser gravado em 2013, durante as manifestações do dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nos dois anos seguintes, o diretor santista e sua equipe trabalharam com recursos próprios e colheram entrevistas de lideranças, usuários do Caps e autoridades. O filme ainda está em andamento. E a luta antimanicomial também.”
(Disponível em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/luta-antimanicomial-vai-para-atela/?cHash=35de72d53dcb46fd94c15b64d01c970d.)
O movimento antimanicomial brasileiro trabalha, entre outros fatores:
“Mais de 216 mil estudantes estão inscritos para fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste domingo (20/11/16), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As provas serão aplicadas a partir das 13h, no horário de Brasília. Serão dez questões de conhecimentos gerais, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Já as provas específicas terão 30 questões, três discursivas e 27 de múltipla escolha. Este ano, o Enade avaliará bacharelandos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, entre outros. (Disponível em: http://cidadeverde.com/noticias/234827/mais-de-216-mil-estudantes-farao-o-enade-neste-domingo.)
Sobre o Enade é correto afirmar que:

“A Organização Mundial da Saúde declarou que o surto da Zika já não é mais uma emergência de saúde internacional. A entidade garantiu, entretanto, que vai manter um ‘programa robusto’ contra o vírus e as complicações neurológicas relacionadas a ele. Apesar do anúncio, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, já tinha dito que a situação de emergência vai ser mantida no Brasil por tempo indeterminado. Ele também anunciou novos critérios e exames na rede de saúde para gestantes e bebês com suspeita de Zika.

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2016/11/18/giro-uol-traz-os-destaques-da-noite-desta-sexta-1811-paravoce-ouca.htm.)

A doença provocada pelo Zika vírus pode, entre outros fatores, provocar danos permanentes nas pessoas infectadas.

Dentre os danos permanentes, possíveis de ocorrer, podemos identificar: