Filtrar


Questões por página:

Assinale a alternativa correta. Em maio de 2017 em um boletim do Ministério da Saúde foram confirmados 756 casos e 259 mortes devido à febre amarela silvestre no Brasil. Esse é o maior surto de febre amarela das últimas décadas. As infecções ocorrem em regiões de mata e/ou rurais, a doença é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Sabethes e Haemagogus. A febre amarela silvestre que vem ocorrendo em vários estados brasileiros é uma infecção que ocorre devido a:

(Texto adaptado de G1- 15/05/2017)

Segundo uma série de pesquisas internacionais, vários problemas de saúde estão relacionados, direta ou indiretamente, com a questão da obesidade. Apesar das campanhas contra a obesidade, a quantidade de pessoas acima do peso vem aumentando, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Sobre a quantidade de pessoas acima do peso, a última pesquisa do Ministério da Saúde apontou que:
“A Reforma da Previdência foi aprovada na Câmara dos Deputados e vai para apreciação do Senado. Se aprovada, será fixada idade mínima para se aposentar. Para quem já está trabalhando, regras de transição exigirão mais tempo na ativa. O objetivo é conter um déficit bilionário, que deixaria a Previdência inviável no futuro. O projeto prevê idade mínima para se aposentar de _____ anos, para mulheres, e _____ anos, para os homens, com pelo menos 20 anos de contribuição.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Milhares de pessoas foram às ruas para manifestarem- -se contra o aumento de combustíveis. São chamados de “coletes amarelos”.


As forças de segurança lançaram gás lacrimogêneo e usaram um canhão de água para conter o avanço dos manifestantes que tentavam ultrapassar o perímetro de segurança determinado pela polícia. Os manifestantes gritam palavras de ordem e carregam cartazes pedindo a renúncia do presidente.

Para as autoridades, facções de extrema-direita podem ter se infiltrado entre os manifestantes para radicalizar o movimento.

Os protestos mantêm os bloqueios de centros logísticos e estradas iniciados há uma semana, mas com menos intensidade que no sábado passado, quando eram estimados quase 300 mil manifestantes.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br,24.11.2018. Adaptado)


A notícia refere-se a acontecimento

O médico congolês Denis Mukwege,63, e a ativista iraquiana Nadia Murad,25, levaram o Nobel da Paz de 2018, anunciou o comitê do prêmio, em Oslo, nesta sexta-feira [05.10].

A importância do trabalho de Mukwege já tinha sido reconhecida, em 2014, pelo Parlamento Europeu, que concedeu a ele o prêmio Sakharov. Em 2016, Nadia foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade de um escritório das Nações Unidas.

(Uol,05.10.2018. Disponível em <https://bit.ly/2E2ru5l>. Acesso em: 11.11.2018. Adaptado)


A concessão desse prêmio foi um reconhecimento