Filtrar


Questões por página:

“Estudos realizados em 2010 mostraram que o Truvada, do laboratório californiano Gilead Sciences, reduziu o risco de infecção pelo HIV entre 44% e 73% em homossexuais masculinos saudáveis e entre heterossexuais saudáveis que são parceiros de portadores do vírus HIV.”

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120511_aids_remedio_fn.shtml

Após um longo período de pesquisas, nomês de julho de 2012, a Agência Americana de Drogas e Alimentos (FDA na sigla em inglês) fez a seguinte determinação sobre esse remédio de prevenção à AIDS.

A manchete a seguir refere-se à greve dos professores universitários.



A greve dos professores universitários já passa dos 50 dias. Uma das principais reivindicações do movimento é:

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) foi instituído por meio da Portaria Interministerial MS/MEC nº 278, de 17/03/2011. A última edição do Revalida foi implementada pelo(s) seguinte(s) órgão(s):
A dengue é um dos grandes problemas de saúde pública que, historicamente, assola o Brasil. Inúmeras tentativas na luta contra a dengue vêm sendo realizadas sem, contudo, atingirem grande eficácia na diminuição efetiva dos casos da doença. Nos últimos meses, a região Nordeste do Brasil e, mais precisamente, a região de Juazeiro, vem sendo alvo de uma nova investida contra a doença. Desenvolvida pela empresa Britânica Oxitec, a nova prática de combate à dengue consiste em:

    Os três religiosos paraenses ameaçados de morte, segundo denúncia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Anistia Internacional, estão na linha de frente da luta pelos direitos humanos. Um deles, o bispo de Xingu, se destaca na luta pelos direitos indígenas e contra os grileiros que agem no sudeste do Pará, principalmente em Altamira. As ameaças ao bispo de Abaetetuba vieram após o religioso ter denunciado o caso da menina de 16 anos mantida em um cárcere masculino. Outro religioso ameaçado é um frei, advogado da Comissão Pastoral da Terra em Xinguara, no sul do Pará, há décadas engajado na luta dos trabalhadores rurais sem terra por reforma agrária.

O Globo, 12/4/2008, p.12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele tratado, julgue os itens seguintes.

I A questão da terra sempre foi tema explosivo no Brasil e ganhou maior intensidade a partir de meados do século passado, quando o tema da reforma agrária entrou na agenda política do país.

II Deduz-se do texto que os três religiosos ora ameaçados defendem uma solução conciliatória, de modo que posseiros e grileiros possam ser atendidos e respeitados em seus direitos.

III O incidente de Abaetetuba ganhou visibilidade ao ser amplamente noticiado, e o fato de uma adolescente ter sido encarcerada junto a homens, que a violentaram no cárcere, gerou repulsa em amplos setores da sociedade.

IV A inexistência de assentamentos rurais na região amazônica funciona como estopim que incendeia o cenário de tensão existente em várias localidades, entre as quais estão o sul e o sudeste do Pará.

V Há consenso entre os especialistas de que o enfrentamento adequado do problema fundiário na região Norte e no país exige a criação de órgão específico da administração federal para tratar da reforma agrária.

A quantidade de itens certos é igual a