Questões de Concurso
Filtrar
267 Questões de concurso encontradas
Página 42 de 54
Questões por página:
Leia os trechos a seguir.
“A História é um componente curricular obrigatório no ensino fundamental, porém, nem sempre desenvolvido de modo adequado, considerando sua importância para a formação dos indivíduos e de modo que possibilitem a construção de conhecimentos significativos.”
(Disponível em: http://docplayer.com.br/10440110-Fundamentos-e-metodos-do-ensino-de-historia-algumas-reflexoes-sobre-a-pratica.html.)
“Aprender a ser sujeito da história, adquirir a consciência do mundo como o ser-estar-do-homem-no-mundo e saber praticar esta consciência em prol da construção de um mundo cada vez mais humano, de modo que por meio de seus atos o homem o construa como um mundo cada vez mais para si mesmo, isso dá certo sobretudo quando se começa desde pequeno.”
(In: Guimarães; Falleiros,2005, p.4.)
Diante das premissas anteriormente expostas e do contexto educacional atual, é possível inferir que ao professor de história:
Leia atentamente o seguinte excerto:
“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”. (Grifo do autor)
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.
Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.