Questões de Concurso
Filtrar
267 Questões de concurso encontradas
Página 49 de 54
Questões por página:
A Charge é um texto humorístico que expressa uma situação vivenciada no cotidiano.0 Brasil historicamente vivenciou momentos relacionados aos direitos trabalhistas e às questões sociais. São verdadeiras as seguintes afirmativas:
I- As mudanças observadas no texto da reforma de 2017 tiveram como objetivo combater o desemprego e a crise econômica.
II- Nas últimas décadas o Brasil vivenciou importantes mudanças na legislação que contribuiu para a eliminação das diferenças raciais e de gênero no ambiente de trabalho.
III- O arrocho salarial e a perda de históricas conquistas sociais de trabalhadores urbanos se basearam no ganho para o trabalhador rural, reduzindo o êxodo rural.
IV- Em vigor desde 2017, a reforma trabalhista mudou as regras relativas à remuneração, plano de carreira e jornada de trabalho. A norma foi aprovada para flexibilizar o mercado de trabalho e simplificar as relações entre trabalhadores e empregadores.
Sobre as idéias de raça e racismo:
I - Não há diferença entre raça e etnia, pois ambas determinam os aspectos socioculturais de um grupo.
II - Apartheid foi o nome dado ao sistema econômico da África do Sul, e que exigia a segregação étnica.
III - Um exemplo de racismo estrutural é o ínfimo número de negros que tinham acesso aos cursos superiores de Medicina no Brasil antes das leis de cotas.
IV - Racismo institucional é o preconceito exercido pelas instituições públicas/privadas, pelo Estado e/ou expressa nas leis que promovem a exclusão, ou o preconceito racial.
São INCORRETAS as afirmativas
A ideia de "raça" é, seguramente, o mais eficaz instrumentos de dominação social inventado nos últimos 500 anos. Produzida no inicio da formação da América e do capitalismo, na passagem do século XV para o XVI nos séculos seguidores foi imposta sobre todo a população do planeta como parte da dominação colonial da Europa
(Quijano,2007, p.43)
"(...) resumia a legislação aplicada primeiramente à Amazônia, visando normatizar a relação entre o europeu e o ameríndio [especialmente com relação ao trabalho e civilização dos índios]. Sua preocupação era fundá-la sob a égide do Estado, retirando ao fator missionário qualquer autoridade sobre os índios. O seu contexto imediato pode ser definido como relacionado a duas questões de caráter político: uma envolvendo a questão jesuíta em Portugal e nas colônias; outra, abrangendo a demarcação das fronteiras das possessões ibéricas na América.” (COELHO, Mauro Cezar. A cultura do trabalho. In: QUEIROZ, Jonas Marçal de; COELHO, Mauro Cezar (org.). Amazônia modernização e conflito (séculos XVIH e XIX). Belém: UFPA/NAEA; Macapá: UNIFAP,2001, p.58).
O texto acima refere-se
Magnoli, Demétrio. Geografia: a construção do mundo. Ed. Moderna. São Paulo.2005.
A modalidade de trabalho apresentada no trecho acima é denominada sistema: