Filtrar


Questões por página:
O reativo de Kastle-Meyer é frequentemente utilizado para a detecção de sangue em amostras. Nesse teste, uma gota do reativo é colocado em uma amostra coletada via swab umedecido e na sequência adiciona-se uma gota de água oxigenada. O reativo é uma solução incolor com fenolftaleína, quando há indício de sangue a cor rósea aparece na amostra. A figura abaixo mostra a reação da fenolftaleína (A), que ao liberar um H+ se transforma em um ânion (B) responsável pela mudança de coloração do meio.
67_.png (402×178)
Sobre as espécies envolvidas na reação acima, assinale a alternativa correta:
O tolueno é um dos principais solventes utilizados para extração de óleos essenciais a partir de folhas, raízes e sementes de plantas. Todavia, devido à sua elevada toxicidade, ele tem sido substituído por outros solventes que apresentam menor toxicidade, baixa polaridade, temperatura de ebulição próxima à do tolueno e caráter não aromático. Assinale a opção que apresenta a estrutura química de um solvente indicado para extração de óleos vegetais em substituição ao tolueno.

As aminas de cadeia curta, como as mostradas a seguir, possuem cheiro rançoso e desagradável, semelhante ao odor de peixe.


Imagem associada para resolução da questão


A intensidade do cheiro depende fundamentalmente da estrutura da molécula, ainda que a fórmula molecular seja a mesma. Isso decorre do fenômeno da isomeria, que, no caso das aminas em apreço, é do tipo

Considere as substâncias a seguir e analise o tipo de forças intermoleculares.

I. H3C – CH2 – CH2 – OH com H3C – CH2 – CH2 – OH.

II. HBr com HBr.

III. CH3NH2 com CH3NH2.

IV.C5H12 com C5H12.

Sobre o tipo de forças intermoleculares que existem em cada uma das substâncias anteriores, assinale a alternativa correta.
“A uréia ( H2NCONH2 ) é expelida na urina como o principal produto final de nitrogênio, resultante do metabolismo das proteínas. Utiliza-se em grande escala como adubo e como matéria-prima, na fabricação de plástico de ureia-formaldeído e de produtos farmacêuticos”. (Morrison e Boyd, pg1010).
Sobre a ureia podemos afirmar que