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As cetonas pertencem a uma classe de substâncias empregadas como reagente de partida na síntese de outros compostos orgânicos, contendo diferentes grupos funcionais. No esquema abaixo, estão indicadas cinco rotas de síntese, as quais fornecem cinco produtos diferentes, a partir de uma mesma cetona:
As rotas de síntese que geram produtos pertencentes a uma mesma classe de compostos orgânicos são:
Indique a alternativa que apresenta as substâncias em ordem crescente de ponto de ebulição, sob mesma pressão:
Na química orgânica, o estudo dos compostos do elemento carbono envolve o conhecimento sobre tipos de ligação, de geometria, das cadeias carbônicas, das classes funcionais, entre outras características.
Sobre os compostos orgânicos, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre os compostos orgânicos, assinale a alternativa CORRETA.
Na química orgânica é frequente a ocorrência de compostos diferentes apresentando a mesma fórmula molecular, fenômeno conhecido como isomeria. Sobre a isomeria entre os compostos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O nome 1,2‐dimetilciclopropano designa um conjunto de isômeros, os quais apresentam isomeria geométrica e óptica.
( ) No ácido láctico (ácido 2‐hidróxi‐propanóico), o carbono de número 2 é assimétrico e o composto apresenta isomeria óptica.
( ) O composto 1,2‐dicloroeteno não apresenta isomeria geométrica ou cis‐trans.
( ) O 3‐metil‐1‐propanol é isômero do 1‐butanol.
A sequência está correta em
( ) O nome 1,2‐dimetilciclopropano designa um conjunto de isômeros, os quais apresentam isomeria geométrica e óptica.
( ) No ácido láctico (ácido 2‐hidróxi‐propanóico), o carbono de número 2 é assimétrico e o composto apresenta isomeria óptica.
( ) O composto 1,2‐dicloroeteno não apresenta isomeria geométrica ou cis‐trans.
( ) O 3‐metil‐1‐propanol é isômero do 1‐butanol.
A sequência está correta em
Reação química é a denominação dada à transformação que uma substância sofre em sua constituição íntima, quer pela ação de outra substância, quer pela ação de um agente físico, conduzindo à formação de um ou mais compostos novos. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. CH3‐CH2‐CH3 + Cl2 → CH3‐CH2‐CH2‐Cl + HCl é uma reação de substituição.
II. 2 CH3‐CH2‐OH H2O+ CH3‐CH2‐O‐CH2‐CH3 é uma reação de adição.
III. CH2=CH2 + Br2 → CH2Br‐ CH2Br é uma reação de adição.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. CH3‐CH2‐CH3 + Cl2 → CH3‐CH2‐CH2‐Cl + HCl é uma reação de substituição.
II. 2 CH3‐CH2‐OH H2O+ CH3‐CH2‐O‐CH2‐CH3 é uma reação de adição.
III. CH2=CH2 + Br2 → CH2Br‐ CH2Br é uma reação de adição.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)