Questões de Concurso
Filtrar
14 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 3
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
AL-PE
Disciplina:
Jornalismo
A informação e o conteúdo jornalístico online são elaborados de maneira diferente, se comparados a outros veículos de comunicação. O texto formatado para a internet tem muitas características do rádio e da televisão.
Analise as proposições abaixo.
I. O redator de notícias para a internet deve produzir um texto claro, conciso e objetivo. Para isto, deve evitar palavras desnecessárias, longas e com significados complexos e abstratos.
II. Pesquisas indicam que a fisiologia da visão humana se adapta à leitura em tela de monitores ou dispositivos móveis, da mesma maneira que o texto escrito para papel.
III. O texto jornalístico na internet, as notícias e reportagens, como no jornal impresso, no rádio e na TV, têm começo, meio e fim. Essa lógica formal e linear, mesmo com o uso de hipertexto e da multimidialidade, prevalece na maioria das páginas noticiosas na rede.
IV. O hipertexto é uma das principais características da internet. Quanto maior o número de interligações aleatórias houver em um texto na internet para outras páginas, mais completa é a informação gerada ao usuário.
V. Existem padrões de leitura dos internautas que indicam a melhor maneira de se escrever para a Web. Mesmo percorrendo rapidamente a página na internet, os usuários normalmente leem palavra por palavra, para verificar a relevância do material para suas necessidades.
Está correto o que se afirma em
Analise as proposições abaixo.
I. O redator de notícias para a internet deve produzir um texto claro, conciso e objetivo. Para isto, deve evitar palavras desnecessárias, longas e com significados complexos e abstratos.
II. Pesquisas indicam que a fisiologia da visão humana se adapta à leitura em tela de monitores ou dispositivos móveis, da mesma maneira que o texto escrito para papel.
III. O texto jornalístico na internet, as notícias e reportagens, como no jornal impresso, no rádio e na TV, têm começo, meio e fim. Essa lógica formal e linear, mesmo com o uso de hipertexto e da multimidialidade, prevalece na maioria das páginas noticiosas na rede.
IV. O hipertexto é uma das principais características da internet. Quanto maior o número de interligações aleatórias houver em um texto na internet para outras páginas, mais completa é a informação gerada ao usuário.
V. Existem padrões de leitura dos internautas que indicam a melhor maneira de se escrever para a Web. Mesmo percorrendo rapidamente a página na internet, os usuários normalmente leem palavra por palavra, para verificar a relevância do material para suas necessidades.
Está correto o que se afirma em
Sobre a história do rádio no Brasil, analise as afirmativas a seguir. I. Até 1940, as emissoras de rádio estavam enquadradas na legislação da telefonia e da telegrafia sem fios. Com a popularização da programação da Rádio Nacional, o rádio passou a atender à legislação dos meios de comunicação de massa, com inserções publicitárias regulamentadas. II. Acreditando no papel informativo da radiodifusão sonora, três experiências serão pioneiras na aposta no “jornalismo 24 horas por dia” nos anos 80/90, as da Rádio Jornal do Brasil AM, da Rádio Gaúcha e da Central Brasileira de Notícias (CBN). III. A Hora do Brasil foi criada para divulgar as realizações do Governo Vargas durante o Estado Novo, mas, posteriormente, sua transmissão tornou‐se obrigatória passando a chamar‐se Voz do Brasil. Assinale:
No final do século XIX, nos EUA, a chamada imprensa amarela era vista como sensacionalista, ao exagerar na cobertura de fatos ou fazer relatos de situações fictícias. Em reação a esse sensacionalismo, foram aperfeiçoadas técnicas que impuseram ao estilo noticioso
Uma pequena emissora de rádio localizada na periferia de uma capital brasileira faz jus ao rótulo de comunitária. Isso porque ela transmite programação de interesse social vinculada à realidade local, não tem fins lucrativos e tem como meta levar conhecimento e melhorar o nível cultural dos ouvintes. Outro ponto a destacar é que existem mecanismos que garantem a participação da audiência no planejamento da programação e na gestão da rádio. Por fim, é importante destacar que as emissoras radiofônicas comunitárias devem: