Questões de Concurso
Filtrar
182 Questões de concurso encontradas
Página 17 de 37
Questões por página:
Certo paciente de 35 anos de idade foi encaminhado à clínica odontológica com queixa de dor e inchaço na região inferior direita da face. Após anamnese e exame físico, foi identificada uma lesão na região apical do dente 46, com presença de bolsa periodontal associada. Na anamnese, o paciente relatou ser portador de doença periodontal, diagnosticada há três anos, em tratamento, informando também que o respectivo dente começou a doer espontaneamente há cerca de cinco dias, juntamente com o inchaço na região. No exame físico, não foi verificada lesão de cárie extensa. O exame radiográfico apresentou imagem sugestiva de lesão de cárie coronária com comprometimento pulpar e lesão apical. O dente possuía bolsa periodontal em duas faces, de cerca de 9 mm.
Nesse caso clínico hipotético, o diagnóstico é lesão
“Um incisivo lateral superior esquerdo apresenta um pino desviado para o lado mesial da raiz, quando analisada em uma radiografia com incidência ortorradial. Na incidência mesiorradial o pino continua se apresentando desviado do canal e, na radiografia distorradial, o pino é visualizado como se estivesse dentro do canal.” Nestas circunstâncias é permitido concluir que a localização exata do pino é para:
(Utilize a técnica de rastreamento radiográfico triangular de Bramante e Berbert para responder à questão.)
A endodontia é, das especialidades da odontologia, uma das que mais necessita de radiografias, utilizando-se desde o diagnóstico, durante o tratamento endodôntico, até a proservação. Sobre o tópico radiologia em endodontia, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando houver suspeita de um quarto canal no molar superior, que geralmente está localizado na raiz mesiovestibular, para melhor visualizá-lo deve-se fazer uma radiografia com incidência mesiorradial. Entretanto, se o objetivo for visualizar apenas a raiz distovestibular, a incidência ideal é a distorradial.
II. Na presença de uma raiz suplementar no molar inferior, localizada ao lado da raiz distal e posicionada para lingual, a melhor incidência para sua visualização é a distorradial.
III. Quando o dente apresenta apenas um canal, a sua imagem é nítida em toda a extensão da raiz, porém, quando ocorre a bifurcação, principalmente nos dentes com canais mais atrésicos, a imagem do canal deixa de ser visualizada na radiografia.
IV. A presença de linhas radiolúcidas longitudinais dispostas lateralmente à raiz sugere que o dente é portador de duas raízes e/ou dois canais.
Estão corretas apenas as afirmativas