Filtrar


Questões por página:
RAID (Redundant Array of Independent Disks) ou arranjo redundante de discos independentes é um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho. O nível de RAID que implementa a espelhamento de disco, também conhecido como mirror é o:
mostrar texto associado
No subsistema de discos com tolerância a falhas, usando-se a arquitetura do tipo redundant arrays of independent disks (RAID), o modelo de disco compartilhado torna-se uma opção relativamente dispendiosa e cara, apesar de aumentar a tolerância a falhas.

Analise as seguintes afirmações relacionadas a sistemas de Tolerância a Falhas:

I. Em um espelhamento, os dois volumes envolvidos devem residir no mesmo disco rígido. Se um espelho se tornar indisponível, devido à falha do sistema operacional, pode-se usar o outro espelho para obter acesso aos dados.

II. No RAID 5 as informações de paridade são gravadas e distribuídas dentro dos próprios discos envolvidos, isto é, não existe a necessidade de um disco rígido extra para este fim.

III. O RAID 0, além de distribuir informações de paridade entre seus discos, usa um disco extra para armazenamento em redundância dessas informações de paridade.

IV. O RAID 4 funciona com três ou mais discos iguais. Um dos discos guarda a paridade da informação contida nos demais discos. Se algum dos discos falhar, a paridade pode ser utilizada para recuperar o seu conteúdo.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

É correto afirmar que o RAID

Um servidor possui quatro discos rígidos D1, D2, D3 e D4. A capacidade de cada disco é a seguinte:

D1 - 100 GB
D2 - 100 GB
D3 - 150 GB
D4 - 150 GB

D1 e D2 formam um arranjo RAID 0, enquanto que D3 e D4, um arranjo RAID 1.

Qual o espaço, em GB, disponível para o sistema operacional?