Filtrar


Questões por página:
No Windows 7 está presente o recurso de RAID (Redundant Array of Independent Disks), o qual permite transformar discos independentes de um computador em um conjunto logicamente interdependente. Sobre as possibilidades de configuração do RAID, é correto afirmar:

Relacione os tipos de RAID com as suas respectivas características.


1. RAID 0

2. RAID 1

3. RAID 5

4. RAID 6


( ) Espalha os dados igualmente por dois ou mais discos, sem redundância.

( ) Usa pelo menos 3 discos, com informação de paridade simples espalhada ao longo de todos os discos.

( ) Usa pelo menos 4 discos, com informação de paridade dupla espalhada ao longo de todos os discos.

( ) Implementa um espelhamento para criar cópias idênticas dos dados em dois ou mais discos.


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Considere as características abaixo sobre Redundant Array of Inexpensive Disks − RAID.


− A organização desse nível de RAID grava faixas consecutivas nos discos em um estilo de alternância circular (round-robin).


− Essa distribuição de dados por meio de múltiplos discos é chamada de striping. Por exemplo, se o software emitir um comando para ler um bloco de dados consistindo em quatro faixas consecutivas começando no limite de uma faixa, o controlador de RAID dividirá esse comando em quatro comandos separados, um para cada disco, e os fará operarem em paralelo. Desse modo, haverá E/S paralela sem que o software tome conhecimento disso.


− Não usa área para redundância, funciona melhor com grandes solicitações e funciona pior com sistemas operacionais que habitualmente pedem por dados um setor de cada vez.


Trata-se do RAID

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de segurança de disco que utiliza a técnica de espelhamento para realizar uma cópia com segurança.

Julgue o item seguinte, a respeito de cloud computing, virtualização, servidores de aplicação e tecnologias e arquiteturas de data center.


Os sistemas de RAID nível 4 gravam os dados e as informações de paridade distribuídas em todos os discos do volume, o que aumenta a tolerância a falhas e permite a rápida substituição e recuperação do conteúdo de um disco danificado.