Questões de Concurso
Filtrar
97 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 20
Questões por página:
Com relação ao conjunto redundante de discos independentes RAID (redundant array of independent disks), julgue os itens a seguir.
I No RAID 0, todos os dados de um array podem ser perdidos se uma unidade falhar.
II No RAID 1, a redundância é obtida por meio de cálculo de paridade.
III Em caso de falha de disco, é mais difícil reconstruir o RAID 5 que o RAID 1.
IV Além de possuir baixo custo de implantação, o RAID 10 possui as vantagens do RAID 1 e do RAID 0.
V O RAID 50 utiliza técnicas de paridade em conjunto com a segmentação de dados.
Estão certos apenas os itens
Considere, por hipótese, que um Tribunal Regional Eleitoral utiliza uma solução RAID que não oferece proteção contra falhas, já que no arranjo não existe redundância. Isso significa que uma falha em qualquer um dos discos pode ocasionar perda de informações para o sistema todo, especialmente porque fragmentos do mesmo arquivo podem ficar armazenados em discos diferentes. Um Analista Judiciário propôs que fosse implementado outro arranjo RAID que oferece redundância através de um esquema que utiliza um bit de paridade. Neste novo arranjo as informações de paridade, assim como os próprios dados, são distribuídos entre todos os discos do sistema. Normalmente, o espaço destinado à paridade é equivalente ao tamanho de um dos discos, assim, um arranjo formado por três HDs de 500 GB terá 1 TB para armazenamento e 500 GB para paridade. Caso um disco falhe, o esquema de paridade permite recuperar os dados a partir das informações existentes nas demais unidades.
A solução de armazenamento de dados atualmente existente no Tribunal e a nova solução proposta pelo Analista são, correta e respectivamente,
Existem modelos de placa-mãe que permitem a utilização de um recurso denominado RAID ("Redundant Array of Independent Disks") para aumentar a segurança e o desempenho na gravação/recuperação de dados em discos rígidos. Focando esse recurso, analise o caso descrito a seguir:
- Um analista está trabalhando com um arquivo de dados de 100 MB.
- O disco rígido e a placa-mãe transferem dados a 100MB/s; o arquivo vai demorar aproximadamente 1s para ser transferido.
- É empregada a técnica “data stripping”, que usa dois discos rígidos iguais com divisão de dados, ocorrendo que o mesmo arquivo é dividido em dois de 50MB e, com isso, demora 0,5s para ser gravado/lido em cada disco.
- Como o acesso aos dois discos ocorre de forma simultânea, o tempo total para acessar o mesmo disco passa a ser a metade (0,5s), ou seja, o desempenho dobra.
A técnica descrita é conhecida como RAID:
I. RAID é uma família de técnicas que utiliza vários discos (denominados arranjos de discos) organizados para proporcionar alto desempenho e/ou confiabilidade.
II. A taxa de transferência mais alta proporcionada por sistemas RAID tem um preço. À medida que aumenta o número de discos do arranjo, também aumenta a probabilidade de falha de disco.
III. Controladores RAID simplificam a implementação de RAID, habilitando o sistema operacional a simplesmente passar requisições de leitura e escrita para o controlador RAID.
IV. Um projetista de sistemas que optar pela adoção de um sistema RAID deve equilibrar custo, desempenho e confiabilidade. Melhorar uma característica, normalmente, piora as outras duas.