Filtrar


Questões por página:
Paciente feminina,25 anos de idade, submetida à cirurgia de tumor cerebral, em pós-operatório na avaliação fisioterapêutica, apresenta discreta hemiparesia esquerda. Observa-se em decúbito dorsal com membro inferior direito em flexão e peso corporal concentrado no lado esquerdo, com membro inferior esquerdo em rotação externa. Na posição sentado, a paciente usa mão esquerda para se empurrar fortemente na direção do hemicorpo hemiparético, resistindo e demonstrando medo de cair se tentar corrigir a postura passivamente pelo fisioterapeuta. Não apresenta controle de tronco ao sentar, mas apresenta movimentos ativos fracos no hemicorpo afetado, com extensão ativa de joelho esquerdo (grau 3). Não apresenta heminegligência associada. Quanto ao caso apresentado, assinale a alternativa correta.
Após uma avaliação do paciente e identificação dos problemas, são desenvolvidas as metas de tratamento e o plano de assistência é estabelecido. O que precisa ser feito, em seguida, é determinar se o exercício terapêutico pode ser usado para alcançar as metas e executar o plano de assistência que foram estabelecidos. Mas a indicação do exercício terapêutico obedece a princípios ou fatores que influenciam na sua utilização. Alguns desses princípios, fatores que influenciam e metas de utilização do exercício terapêutico estão descritos nas afirmativas a seguir. Aplicando o conhecimento sobre a indicação de exercício terapêutico, pode-se afirmar:
Paciente do sexo masculino,21 anos, jogador de basquete, chega à clínica de fisioterapia usando muletas e bota ortopédica para limitar os movimentos do pé e tornozelo direito. O paciente apresenta edema significativo e dor aos movimentos e ao apoio sobre o pé e tornozelo lesionados. Inicialmente o tratamento fisioterapêutico consiste em reduzir o processo inflamatório e promover analgesia ao paciente e boa cicatrização da lesão, para permitir a ele apoiar o pé sem dor ou desconforto. Aplicando os recursos fisioterapêuticos adequados, está indicado para esse paciente, nessa fase,
No processo de reabilitação do aparelho osteoarticular, utilizam-se técnicas de mobilização das articulações periféricas como recurso terapêutico. Assim como outros recursos fisioterapêuticos, essas técnicas têm indicações, limitações e contraindicações. Cabe ao fisioterapeuta compreender adequadamente cada uma dessas técnicas para aplicá-las corretamente. Sobre a mobilização de articulações periféricas, é CORRETO afirmar:
O método que promove o aprendizado através de um “programa de dez pontos”, que utiliza a sequência do desenvolvimento do movimento físico pelo córtex cerebral e tem como princípios a “adaptação ambiental, restauração do equilíbrio, inibição e facilitação” é: