Questões de Concurso
Filtrar
37 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Escola de Sargentos das Armas (ESA)
Disciplina:
Literatura
mostrar texto associado
Leia os versos a seguir, e assinale a alternativa que os analisa corretamente: Vozes veladas, veludosas vozes. Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices de vozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
Concurso:
Escola de Sargentos das Armas (ESA)
Disciplina:
Literatura
Machado de Assis, um dos autores mais importantes da literatura do Brasil, produziu uma obra de ficção extensa, que pode ser dividida em duas fases: uma, chamada de aprendizagem, de que é representativa a obra Helena; outra, dita de maturidade, inaugurada com a obra Memórias póstumas de Brás Cubas. Tais fases se associam, respectivamente, às seguintes escolas literárias:
Disciplina:
Literatura
mostrar texto associado
Considerando o texto acima e os diversos aspectos relacionados à literatura afro-brasileira, julgue o item.
No final do século XIX, obras como O bom crioulo e O cortiço, identificadas pela historiografia como naturalistas, trouxeram não só aquilo que o autor do texto chama de tema negro, mas também a autoria e o ponto de vista afro-descendentes.
No final do século XIX, obras como O bom crioulo e O cortiço, identificadas pela historiografia como naturalistas, trouxeram não só aquilo que o autor do texto chama de tema negro, mas também a autoria e o ponto de vista afro-descendentes.
Concurso:
Concurso Prefeitura de Morungaba - SP
Disciplina:
Literatura
Acerca das características dos períodos da literatura brasileira, assinale a alternativa incorreta:
Disciplina:
Literatura
A partir das características fornecidas no texto a seguir, assinale a alternativa correta em relação ao movimento literário.
“Este movimento reagiu contra os desmandos barrocos, mas incidiu noutros, desacreditou o retoricismo seiscentista, mas engendrou uma retórica nova: conquanto refutasse o empolamento dos poetas gangóricos, acabou engendrando estereotipias de linguagem e de sentimento, carentes de vibração lírica, salvo honrosas exceções. Afetados, ansiavam por evadir-se do seu tempo, no encalço de um mundo visionário, como se lhes fosse possível desenraizar-se da circunstância e metamorfosear-se em pastores ou pescadores. De onde a artificiosidade, o postiço e a consequente obra de menor calibre, fruto mais dos pressupostos cerebrinos que de uma genuína disposição de ânimo ou de sensibilidade. E esta, quando existente ou manifesta, ultrapassava a teatralidade geral e movia-se no rumo do Romantismo”.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários.1974, pp.37-38; grifo nosso) Pode-se completar que o movimento remonta a escola estética da Arcádia, região de pastores e poetas.
“Este movimento reagiu contra os desmandos barrocos, mas incidiu noutros, desacreditou o retoricismo seiscentista, mas engendrou uma retórica nova: conquanto refutasse o empolamento dos poetas gangóricos, acabou engendrando estereotipias de linguagem e de sentimento, carentes de vibração lírica, salvo honrosas exceções. Afetados, ansiavam por evadir-se do seu tempo, no encalço de um mundo visionário, como se lhes fosse possível desenraizar-se da circunstância e metamorfosear-se em pastores ou pescadores. De onde a artificiosidade, o postiço e a consequente obra de menor calibre, fruto mais dos pressupostos cerebrinos que de uma genuína disposição de ânimo ou de sensibilidade. E esta, quando existente ou manifesta, ultrapassava a teatralidade geral e movia-se no rumo do Romantismo”.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários.1974, pp.37-38; grifo nosso) Pode-se completar que o movimento remonta a escola estética da Arcádia, região de pastores e poetas.