Questões de Concurso
Filtrar
43 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 9
Questões por página:
Considerando o funcionamento do presidencialismo brasileiro entre 1989 e 2018, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um aspecto de sua instabilidade.
I. A governança de ambos se estabeleceu no final da Guerra Fria, fato que possibilitou uma mudança drástica nas relações diplomáticas com vários países e blocos econômicos que até então acontecia em pequena escala.
II. Houve um propulsar das políticas neoliberais por vários países periféricos, incluindo o Brasil, que projetaram nas suas economias elevar a competitividade dos países, reduzir os déficits orçamentários e aumentar o crescimento econômico.
III. A inclusão do Brasil no contexto da política neoliberal e na chamada globalização teve uma relevância estruturante no governo de Fernando Collor de Mello.
IV. Por ambos os governos serem contextualizados no final da Guerra Fria, não foi possível estabelecer uma política diplomática imediata com os demais países, ocasionando, assim, um distanciamento dos governos com a política neoliberal.
Quais estão corretas?
Julgue o item a seguir relativo ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira.
Após a crise política que levou Itamar Franco ao poder, a hiperinflação, herdada do período militar e intensificada no governo José Sarney, foi controlada por meio de plano econômico desenvolvido em consonância com as diretrizes neoliberais.
A seguir estão trechos de Constituições brasileiras.
I. Art.14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos (…).
II. Art.70 São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos, que se alistarem na forma da lei. § 1° Não podem alistar-se eleitores para as eleições federais, ou para as dos Estados:
(…) 2° Os analfabetos; (…).
III. Art.131 São eleitores os brasileiros maiores de dezoito anos que se alistarem na forma da lei.
Art.132 Não podem alistar-se eleitores:
I – os analfabetos; (…).
Art.133 O alistamento e o voto são obrigatórios para os brasileiros de ambos os sexos, salvo as exceções previstas em lei.
É correto afirmar que os trechos das Constituições citados correspondem, na ordem I, II e III, aos contextos históricos: