Filtrar


Questões por página:
Com raríssimas exceções, pode-se dizer que hoje não mais existem veículos com uma linha editorial. Essa coisa quase extinta é bastante difícil de se definir e as pessoas praticamente não percebem quando ela está lá. Inconscientemente, os leitores mais sensíveis sabem que determinado periódico tem uma “cara” com a qual eles se identificam - mas, se perguntados, não saberiam defini-la de maneira objetiva.
(Adaptado de: BORGES, Julio Daio. A tal da linha editorial. In: Observatório da Imprensa)
A partir do texto acima é correto afirmar que linha editorial

Dadas as seguintes características:

I. Texto que recupera um fato já noticiado procurando atualizar o leitor.

II . Trata-se de um texto que visa chamar a atenção do leitor para a leitura da matéria interna.

III . Tem a função de descrever melhor um personagem ou ambiente, complementando a notícia principal.


Essas características correspondem, correta e respectivamente, a

Os profissionais da área da Comunicação aprendem que o maior valor de seu trabalho é a credibilidade; se o público não mais acreditar no que veiculam, não há razão para que existam. A credibilidade conduz à ética, que prima pelo(a):
“Meio termo entre jornalismo e literatura. Tem o interesse pela atualidade, mas procura ultrapassar o simples fato. O autor não prescinde do acontecimento, mas paira sobre o fato, fazendo com que se destaque no texto o enfoque pessoal. É um gênero marcadamente impressionista, sendo resultado da impressão que o fato causa no autor. Tem como representantes grandes nomes, como Machado de Assis, Clarisse Lispector e Nelson Rodrigues.” As características anteriores se referem a que tipo de texto jornalístico?
Observe os conceitos referentes aos termos jornalísticos.
1. Matéria, geralmente de entretenimento e variedades, caracterizada por ser menos perecível que a notícia comum e podendo ser publicada a qualquer tempo. 2. Notícia ou fato que desperta interesse do leitor por implicar rompimento extraordinário dos acontecimentos cotidianos, como crime, morte e desastre. 3. Jornalista novato, repórter sem experiência na profissão. 4. Publicação da imprensa alternativa, dedica-se a assuntos musicais e outras manifestações culturais. Nasceu junto com o movimento punk inglês, na década de 1970.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta dos termos jornalísticos em relação aos seus conceitos.