Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Julgue o item seguinte, relativo a aspectos linguísticos do texto CB1A1.


Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias do texto, a forma verbal “foi” (segundo período do primeiro parágrafo) poderia ser substituída por era.

Leia esta sentença:


Nós fomos no cinema assistir aquele filme novo que todo mundo tá falando.


Assinale a alternativa que apresenta a correção da frase anterior de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Uma das coisas mais maravilhosas que podemos aprender com os heróis da pobreza é lidar de maneira não tão contábil com o sucesso e o insucesso. Pessoas que mantêm a cabeça erguida mesmo em situações difíceis têm uma peculiaridade: mantêm-se ativas até nas crises. Dispõem de uma dignidade independente das circunstâncias externas e, muitas vezes, têm a capacidade de encarar o fracasso como oportunidade.


SCHONBURG, Alexander. Rico sem dinheiro. São Paulo: Gente,2007, p.55.


Considerando-se os aspectos da norma-padrão da língua, assinale a alternativa correta.

mostrar texto associado

Em relação a estruturas e recursos de estilo do trecho precedente de Uma galinha, julgue o item seguinte.


O sétimo período do segundo parágrafo poderia ser reescrito, com correção gramatical e sentido equivalente ao original, da seguinte forma: De telhado a telhado, percorreu-se mais de um quarteirão da rua.


mostrar texto associado
A respeito do vocabulário e da estrutura linguística do texto CG1A1-I, julgue o item que se segue.

O segundo período do primeiro parágrafo poderia ser reescrito, mantendo-se a correção gramatical e os sentidos originais do texto, da seguinte forma: No ano 2000, o economista norte-americano James Heckman (um dos ganhadores do prêmio Nobel na área econômica), conduziu uma pesquisa que acompanhou, ao longo do tempo, várias crianças, com e sem acesso à educação de qualidade.