Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Quanto à pontuação e à coesão textual do trecho "O cientista racional, se não for esquizofrênico (...) compassivo, seja o que for." (linhas de 113 a 116), assinale a alternativa que apresenta a reescritura correta.
mostrar texto associado
Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens a seguir

Com os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, o ponto após “passados” (L.27) pode ser substituído por dois-pontos sem que haja prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto.
mostrar texto associado
Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens a seguir.

Sem que haja prejuízo para o sentido original do texto, “Isso” (L.24) pode ser corretamente substituído por o que, desde que se substitua o ponto que antecede esse pronome por ponto e vírgula.
mostrar texto associado
Com relação às estruturas linguísticas e à pontuação do texto, julgue os itens a seguir.

Na linha 33, caso se insira, antes de “caracterizado”, o segmento que é, será necessário, para a manutenção da correção gramatical e do sentido do período, o emprego de vírgula após “mundo”.
mostrar texto associado
Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas propostas de reescrita do trecho “No entanto, o estudo dos impérios, antigos ou recentes, permite acessar as raízes do mundo contemporâneo e aprofundar nossa compreensão das modalidades de organização do poder político” (L.10-13). Julgue-os com relação à correção gramatical.

Contudo, estudar os impérios, antigos ou recentes, proporciona-nos o acesso às raízes do mundo contemporâneo e leva-nos à aprofundar a compreensão dos modos conforme aos quais organiza-se o poder político.