Filtrar


Questões por página:
Texto:

O interessante na opinião de todos os docentes, é que a fonte dos problemas institucionais tem raiz na participação dos técnico-administrativos e dos estudantes. Gostaria que o tão ocupado e ilustre docente, citasse ao menos uma função que um administrativo ou aluno podem decidir ou realizar com liberdade.

O texto acima apresenta erros de pontuação que são eliminados na redação dada a seguir:

O interessante, na opinião de todos os docentes, é que a fonte dos problemas institucionais tem raiz na participação dos técnico-administrativos e dos estudantes. Gostaria que o tão ocupado e ilustre docente citasse ao menos uma função que um administrativo ou aluno podem decidir ou realizar com liberdade.
mostrar texto associado

Desconsiderando questões de emprego de letra maiúscula, assinale a alternativa em que se sugere uma alteração da pontuação do texto que manteria a correção gramatical e o sentido contextual.

mostrar texto associado
Assinale a alternativa que apresenta expressões contextualmente equivalentes aos nexos Segundo (l. 06), até mesmo (l. 17) e Todavia (l. 30), nesta ordem.
mostrar texto associado
Considere o terceiro parágrafo do texto 3 e identifque abaixo as afrmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tendo em vista a norma padrão da língua portuguesa.

( ) A preposição “de” em “a decisão de que […]” pode ser excluída da frase, sem prejuízo gramatical e de sentido.
( ) A expressão “nenhuma pessoa” pode ser reescrita como “pessoa alguma”, sem prejuízo do sentido do enunciado.
( ) As vírgulas que delimitam a construção “batizada de Visão Zero” podem ser substituídas por travessão duplo, pois se trata de um elemento explicativo.
( ) A locução verbal “está justifcando” pode ser substituída por “tem justifcado” sem prejuízo do signifcado temporal da ação.
( ) O vocábulo “como” apresenta valor de comparação, podendo ser substituído por “da mesma forma que”, sem prejuízo de sentido no enunciado.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
mostrar texto associado
Considere o último parágrafo do texto 2:

“O valor das Ia como marcação de medida de distâncias no universo se deve a que essas supernovas geram o mesmo brilho mais ou menos, o que permite estimar a distância a que está a galáxia na qual se produzem essas explosões. E foi precisamente com duas pesquisas independentes que usaram essas supernovas para medir distâncias no cosmos e medir a velocidade de recessão das respectivas galáxias que se descobriu a inesperada aceleração da expansão do universo." (terceiro parágrafo)

Identifque abaixo as afrmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tendo em vista a norma padrão da língua portuguesa.

( ) Os vocábulos sublinhados em “E foi […] que se descobriu […]" estão funcionando como recurso de ênfase, podendo ser retirados sem prejuízo das relações sintáticas entre os constituintes do período.
( ) A expressão “essas supernovas" faz referência anafórica a “distâncias".
( ) O pronome relativo preposicionado “na qual" pode ser substituído por “onde", sem prejuízo gramatical ou de sentido.
( ) O vocábulo sublinhado em “que usaram […]" é um pronome relativo que introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.
( ) A preposição “para" em “para medir […]" introduz duas orações subordinadas adverbiais fnais coordenadas entre si.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.