Filtrar


Questões por página:
Uma empresa com grande tráfego de dados precisa adquirir um equipamento WiFi, no padrão IEEE, que deve operar na frequência de 5 GHz, com uma velocidade máxima de 54 Mbps, que sofre menos interferências que outros padrões e que vai trabalhar com um alcance reduzido, por conta de questões de segurança. Esse padrão WiFi é o IEEE 802.11:
Durante a utilização de uma rede sem fio em sua casa, uma pessoa percebeu que, em determinados pontos distantes do roteador wi-fi, a qualidade do acesso à internet estava ruim. Para resolver esse problema, foi instalado um repetidor de sinal sem fio (de canal único) para conectar esses pontos distantes. Tanto o roteador quanto o repetidor suportam o protocolo 802.11n com taxa máxima teórica de 600 Mbps. A rede sem fio da casa está conectada à internet por um modem que provê conexão de até 100 Mbps de taxa de download.

Qual será a maior taxa teórica de download da internet, em Mbps, percebida pelos dispositivos conectados por meio do repetidor?

O controle de acesso à rede é fundamental para assegurar que apenas usuários de dispositivos autorizados poderão gerar tráfego na rede da organização. Um padrão do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) especifica uma forma de controle de acesso na qual o dispositivo do usuário (por exemplo, desktop, notebook ou smartphone), chamado de suplicante, solicita acesso à rede através de um equipamento de rede (por exemplo, switch de rede ethernet ou ponto de acesso Wi-Fi), chamado de autenticador, para um servidor de autenticação.


O padrão descrito é o IEEE

A Wi-Fi Alliance integrou a solução de segurança do padrão IEEE 802.11i no Wi-Fi Protected Access 2 (WPA2). Ao contrário do Wired Equivalent Privacy (WEP), que adotava um algoritmo de cifragem de fluxo, o mecanismo de confidencialidade (sigilo) do WPA2 adota um algoritmo de cifragem de bloco.

O algoritmo de cifragem de bloco e o correspondente modo de operação adotados no WPA2 são, respectivamente, o
Igor trabalha em parceria com o setor de TI do IBGE que pretende criar ambiente seguro para simplificar a comunicação e a troca de informações do IBGE com outras empresas parceiras de outras cidades. Nesse caso, é conveniente a utilização de: