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A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos eixos de conhecimento da Educação Infantil, descrita no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. A respeito do desenvolvimento da linguagem oral, é CORRETO afirmar:
O respeito à singularidade e ao ritmo de cada criança é um princípio norteador do documento Orientação Curricular da Educação Infantil (Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro). Nele, propõe­se uma prática que favorece esse respeito, descrita como “o oferecimento simultâneo de várias atividades que podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos, propiciando a participação ativa das crianças nesta organização”.
A qual prática se refere o documento?
As práticas pedagógicas na Educação Infantil são compostas por várias práticas que formam a proposta curricular da Educação Infantil e que devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, o que possibilita um desenvolvimento amplo da criança sobre si e o social garantindo experiências que
O Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – RCNEI (1998, p.122) entende que, para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso nos permite concluir que a alfabetização é:
I. Um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
II. Um adestramento das capacidades relacionadas à percepção e memorização, associadas ao desenvolvimento de habilidades sensório-motoras.
III. Um modo de promover a socialização do indivíduo na medida em que possibilita novas formas de trocas simbólicas com outros indivíduos e o acesso franco às mais variadas formas de bens culturais.
Está correto o que se afirma:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A prática educativa – quando contempla o tema dos Direitos Humanos – demanda dos profissionais de educação uma discussão do papel da escola na formação para a cidadania. Essa formação deve considerar a necessidade de o ideal de democracia estar em todos os níveis do contexto escolar, da proposta pedagógica à organização políticoadministrativa.

II. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e também os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são normas de abrangência nacional que tolhem os princípios de dignidade humana e depreciam a diversidade cultural do ambiente escolar.


Marque a alternativa CORRETA: