Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando a regência do verbo “varrer” e do adjetivo “cheia”, no contexto, é possível estabelecer relações entre elas e o conteúdo da canção. Identifique quais dos itens seguintes correspondem às relações corretas:
I - Agente da ação de “varrer”, o vento age diretamente (sem preposição) sobre as coisas e seres que fazem parte da vida do eu lírico. II - “Varrer” é verbo transitivo direto o que pressupõe uma ação direta do eu lírico sobre as coisas e seres que fazem parte da vida do eu lírico. III - A regência do adjetivo “cheia” sugere uma atitude passiva do eu lírico, que fica imóvel diante da ação do tempo. IV - A regência do adjetivo cheia (de) sugere o que fica acumulado, para o eu lírico, da experiência vivida, apesar (e em razão) da ação devastadora do tempo. Quais afirmativas estão corretas?
mostrar texto associado
Atente para as frases: “aspirava à liberdade” (2º parágrafo) e “aspirava o ar impuro da cozinha”, (15 parágrafo). Assinale a alternativa que justifica corretamente o sentido do verbo “aspirava” nas frases acima:
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas de linha pontilhada do texto:

Julgue o item seguinte quanto à correção gramatical e à grafia das palavras.

O provimento da segurança pública e o estabelecimento de condições para o florescimento e o exercício da cidadania cabem, antes de tudo, à União e aos estados.

mostrar texto associado
Com relação ao texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.

A dupla possibilidade de complementos para o verbo enganar, com pronome reflexivo ou não, mantém o texto correto e coerente se o pronome for retirado de “Engana-se” (l.11).