Filtrar


Questões por página:
A divisão do Brasil, em regiões, é uma preocupação que esteve presente desde a criação do IBGE, passando, também, pelas propostas de outros autores, como Milton Santos, Maria Laura Silveira e Pedro Pinchas Geiger, devido à necessidade de um conhecimento aprofundado do território nacional. Sobre as regionalizações do Brasil e suas características, assinale a alternativa correta.
mostrar texto associado
No Brasil, o início da década de 1950 simboliza uma nova forma de atuação do governo na economia e, consequentemente, a adoção de novos modelos de desenvolvimento regional. Essa seria uma segunda tendência motivada a partir da seca de 1958 e representada pela criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), contemplando os traços mais gerais do próprio panorama de empobrecimento relativo da região no contexto da economia brasileira e identificando a seca como um fator que acentuaria os vários fatores regionais existentes que contribuiriam para o seu retardamento.
mostrar texto associado
Nos últimos anos, o aumento na extensão territorial do Brasil ocorreu em função de novos delineamentos de fronteiras internacionais em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia apresentaram, entre 1950 e 1980, altas taxas de emigração líquida. Áreas que haviam sido atrativas em outros momentos transformaram-se em expulsoras de população.
Santos e Silveira (2001) apresentam como destino para esses migrantes
Ao trabalhar com os alunos a respeito das cidades brasileiras e as condições de vida de sua população, o professor pode destacar que