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Um professor de Educação Física começa o semestre perguntando a seus alunos quais modalidades esportivas gostariam de praticar durante as aulas. A partir disso, foram escolhidas as quatro mais votadas. No decorrer do semestre, o professor pediu que os alunos relatassem como costumavam praticar, fora da escola, tais modalidades e suas variações, estimulando-os a proporem transformações nas regras, nos materiais utilizados e no espaço utilizado para a prática.


Pensando no esporte inserido na Educação Física escolar, é correto afirmar que o professor conduziu suas aulas de maneira

Kunz (2001) critica o ensino do esporte no contexto escolar que adota o modelo do alto rendimento e propõe a transformação didático-pedagógica do esporte que ele estrutura na abordagem crítico-emancipatória. Nessa abordagem, ele apresenta uma sequência para o ensino que inicia com o aluno vivenciando, por exemplo, as possibilidades de imprimir o máximo de velocidade em uma corrida contando com um arranjo material proposto pelo professor. No segundo momento, há experiência livre de corrida dos alunos denominada de “transcendência de limites pela experimentação”, depois tem-se a “transcendência de limites pela aprendizagem”, em que ocorre a realização de prática bem-sucedida. Nessa sequência, a última situação é denominada de
Betti (2001) apresenta uma reflexão sobre o esporte na mídia e afirma que, na verdade, o que se observa é um esporte da mídia, porque ela habitualmente enfatiza o binômio vitória-derrota, recompensa extrínseca, violência etc., fragmentando e descontextualizando o fenômeno esportivo, enfatizando a competição e uma certa agressividade que são a ele inerentes. O referido autor, destaca as características do esporte da mídia televisiva como: ênfase na “falação esportiva”, monocultura esportiva, prevalência dos interesses econômicos, superficialidade e
Durante uma reunião com pais de alunos de 6° Ano, alguns pais indagaram ao professor de Educação Física se a realização de uma “peneira” (testes de capacidade para a prática de um esporte) poderia predizer se seus filhos seriam bem-sucedidos no futebol, podendo chegar a ser atletas profissionais. Com base em conceitos de aprendizagem motora presentes em Magill (2002), o professor respondeu que as capacidades que uma pessoa apresenta em testes iniciais de uma tarefa motora são
A capoeira teve origem no Brasil Colônia; foi criada pelos negros escravizados por portugueses ao serem proibidos de praticar qualquer tipo de luta, que eram entendidas como expressão de rebeldia ou afronta. Assim, ao mesclar elementos como instrumentos musicais, canto e dança, a prática da capoeira era permitida, pois era entendida pelos colonizadores como um momento lúdico dos escravizados, e não como uma prática de arte marcial. São consideradas características da capoeira, EXCETO: