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Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Educação Física
Durante uma reunião com pais de alunos de 6° Ano, alguns pais indagaram ao professor de Educação Física se a realização de uma “peneira” (testes de capacidade para a prática de um esporte) poderia predizer se seus filhos seriam bem-sucedidos no futebol, podendo chegar a ser atletas profissionais. Com base em conceitos de aprendizagem motora presentes em Magill (2002), o professor respondeu que as capacidades que uma pessoa apresenta em testes iniciais de uma tarefa motora são
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Educação Física
A capoeira teve origem no Brasil Colônia; foi criada pelos negros escravizados por portugueses ao serem proibidos de praticar qualquer tipo de luta, que eram entendidas como expressão de rebeldia ou afronta. Assim, ao mesclar elementos como instrumentos musicais, canto e dança, a prática da capoeira era permitida, pois era entendida pelos colonizadores como um momento lúdico dos escravizados, e não como uma prática de arte marcial. São consideradas características da capoeira, EXCETO:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Educação Física
O jogo é um fenômeno antropológico a ser considerado no estudo do ser humano. É uma constante em todas as civilizações; esteve sempre unido à cultura dos povos, àsua história, ao mágico, ao sagrado, ao amor, à arte, à língua, à literatura, aos costumes, à guerra. O jogo serviu de vínculo entre povos; é um facilitador da comunicação entre seres humanos. É caracterizado como um fenômeno antropológico e social, porrefletir em cada sociedadeos costumes e a história das diferenças culturais, bem como as influências do contexto no qual diferentes grupos de crianças brincam. Ao longo da história, o jogo assumiu diversos papéis até que, após o século XVI, surgiuuma nova proposta educacional, na qual se estabeleceu uma relação entre o jogo e a educação. Tal relação foi marcada por três principais pontos de vista ao longo das transformações da sociedade. NÃO corresponde a um destes pontos de vista:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Educação Física
Sobre os jogos cooperativos, analise as afirmativas a seguir.
I. O que distingue os jogos cooperativos de jogos competitivos é, principalmente, o fato de não possuírem caráter competitivo ou eliminatório. II. Nos jogos cooperativos, não há vencedores, perdedores, eliminações ou exclusões; ao contrário, busca-se estimular a colaboração e a incompreensão das diferenças, visando à superação de adversidades, limitações, inseguranças e medos entre os participantes.
Está correto o que se afirma apenas em
I. O que distingue os jogos cooperativos de jogos competitivos é, principalmente, o fato de não possuírem caráter competitivo ou eliminatório. II. Nos jogos cooperativos, não há vencedores, perdedores, eliminações ou exclusões; ao contrário, busca-se estimular a colaboração e a incompreensão das diferenças, visando à superação de adversidades, limitações, inseguranças e medos entre os participantes.
Está correto o que se afirma apenas em
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Educação Física
A inclusão das lutas nas aulas de educação física pode contribuir com a diversidade cultural e com a ampliação de atividades corporais dos alunos, auxiliando no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social, ensinando, também, importantes valores de convivência. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. No ensino das lutas, o respeito ao outro, às regras, a solidariedade, a justiça, a tolerância e o repúdio à violência precisam estar presentes intencionalmente na prática do professor. II. O que deve nortear o trabalho com as lutas na escola é a formação de lutadores, e não de cidadãos críticos, participativos e solidários. III. Princípios como o respeito às regras e ao adversário devem ser enfatizados, passando a significar respeito e cuidado com o outro.
Está correto o que se afirma em
I. No ensino das lutas, o respeito ao outro, às regras, a solidariedade, a justiça, a tolerância e o repúdio à violência precisam estar presentes intencionalmente na prática do professor. II. O que deve nortear o trabalho com as lutas na escola é a formação de lutadores, e não de cidadãos críticos, participativos e solidários. III. Princípios como o respeito às regras e ao adversário devem ser enfatizados, passando a significar respeito e cuidado com o outro.
Está correto o que se afirma em