Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir.

“(...) para Hegel, a história da humanidade nada mais é do que a história do desenvolvimento do Espírito.”
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber.2. ed. rev. amp. Belo Horizonte: Editora UFMG,2002.

Marx e Engels desenvolveram sua teoria contrapondo-a às ideias de Hegel. Essa teoria desenvolvida pelos autores coloca como ponto de partida:
Durkheim estabeleceu regras que os sociólogos devem seguir na observação dos fatos sociais. A primeira delas e a mais fundamental é considerá-los como coisas. Daí seguem-se algumas consequências. De acordo com Durkheim, o sociólogo deve:
Leia o trecho a seguir.

“O poder da ascese religiosa, além disso, punha à sua disposição trabalhadores sóbrios, conscienciosos, extraordinariamente aferrados ao trabalho como se finalidade de sua vida, querida por Deus.”
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras,2004.

Para o triunfo do capitalismo, Weber destaca, em sua obra, uma característica do calvinismo, que é a:
Leia o trecho a seguir.
“A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.”
Martins, Carlos Benedito. O Que é Sociologia.38ª edição. São Paulo: Brasiliense.

Autores como Comte, Marx, Weber e Durkheim tiveram um papel relevante para a consolidação da Sociologia como ciência. Transformações políticas, econômicas e sociais que permitiram o surgimento da Sociologia são:
Na sociologia, assim como em todos os campos do conhecimento, os conceitos são necessários para o desenvolvimento da ciência. Sobre esses importantes conceitos sociológicos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Imaginação sociológica 2. Observação participante 3. Consumo coletivo 4. Democracia 5. Assimilação 6. Autoridade
COLUNA II
( ) A observação participante é um método de pesquisa amplamente utilizado na antropologia e na sociologia, no qual o pesquisador participa das atividades de um grupo ou comunidade que esteja sendo estudado.
( ) A imaginação sociológica é a aplicação do pensamento imaginativo para formular e responder às questões sociológicas. Na imaginação sociológica o indivíduo se imagina afastado das rotinas familiares da vida cotidiana.
( ) Democracia é um sistema político que prevê a participação dos cidadãos na tomada de decisões políticas, geralmente através da eleição de representantes do governo.
( ) Assimilação é a aceitação de um grupo minoritário por uma população majoritária, na qual o grupo assume os valores e as normas da cultura dominante.
( ) Autoridade é o poder legítimo que uma pessoa ou um grupo mantém sobre uma pessoa ou um grupo. O elemento da legitimidade é vital e é o principal meio através do qual se distingue do conceito mais geral de poder. Com ela o poder pode ser exercido pelo uso da força ou da violência.
( ) Consumo coletivo é o conceito empregado por Manuel Castells em referência ao processo de consumo de mercadorias comuns promovidos pela cidade, como por exemplo, as atrações de lazer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.