Filtrar
81 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 17
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Química
Cada produto de limpeza tem seus próprios usos e aplicações. Compreender as especificidades de cada um é fundamental para você adquirir a solução adequada para as suas necessidades. Assinale a alternativa que se refere ao produto de limpeza caracterizado no texto abaixo:
São formulados com princípios ativos eficazes na remoção de substâncias insolúveis em água, tais como óleo, lubrificantes, alcatrão, cera e resina. Eles são apropriados para eliminar manchas à base de óleo em superfícies sólidas, como máquinas, equipamentos e pisos.
São formulados com princípios ativos eficazes na remoção de substâncias insolúveis em água, tais como óleo, lubrificantes, alcatrão, cera e resina. Eles são apropriados para eliminar manchas à base de óleo em superfícies sólidas, como máquinas, equipamentos e pisos.
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Química
Ao efetuar a limpeza onde há superfícies metálicas, o seguinte produto deve ser evitado para não ocorrer oxidação:
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Química
Diluir refere-se ao processo de reduzir a concentração de uma substância em solução. No contexto dos produtos de limpeza, isso geralmente significa adicionar água a um produto de limpeza concentrado para criar uma solução que é segura e eficaz para uso. No caso de uma mistura que contenha 20 ml do produto com 980 ml de água, tem-se o seguinte fator de diluição:
O crescimento tecnológico e as práticas antrópicas geraram um aumento nas transformações físicas e químicas dos materiais para sanar demandas humanas, como: alimentação, vestuário, comunicação, energia, transporte e saúde, agravando assim, os impactos sobre o meio ambiente, ameaçando a vida de diversas espécies, inclusive a humana. No Brasil, há o despejo inadequado de resíduos sólidos, líquidos e gasosos que acabam sendo depositados nos solos, nas águas e na atmosfera. Essas atividades são geradas não só por grandes indústrias ou fábricas, mas também em muitos lares. Por isso, algumas campanhas de conscientização para a população aumentaram, destacando malefícios e danos causados por práticas inadequadas do uso de recursos naturais, como a água, a energia e os minérios. Alguns problemas ambientais decorrentes destas práticas são: a poluição do ar, das águas, dos solos, o aumento descontrolado da temperatura do planeta e a chuva ácida. Sabemos que todas as chuvas são ácidas, porém a precipitação se torna um problema ambiental quando o pH da chuva está abaixo de 4,5. O que revela altos níveis de ácidos (sulfúrico, nitroso e nítrico, principalmente) formados por gases lançados na atmosfera, decorrentes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis. Com relação às chuvas ácidas e como podemos amenizar seus efeitos, um estudante fez as seguintes afirmativas:
I. Estimular a instalação de equipamentos que monitoram e diminuem a toxicidade dos gases que são lançados na atmosfera por diversas indústrias pode reduzir a precipitação de chuvas ácidas. II. Evitar a liberação de monóxido de carbono que reage com a água, formando ácido carbônico, um dos principais responsáveis pelo aumento da acidez das chuvas, pode dificultar a precipitação de chuvas ácidas. III. Diversificar a matriz energética por meio da oferta e do uso de fontes renováveis ou alternativas de energia, diminuindo o lançamento de gases na atmosfera resultantes da queima de combustíveis fósseis pode inibir a precipitação de chuvas ácidas. IV. Dificultar a chegada da chuva ácida ao solo, evitando a neblina, que é o principal formato úmido da chuva ácida, responsável pela contaminação e desgaste dos solos, pode amenizar os efeitos negativos da precipitação ácida sobre as plantações.
Estão corretas as afirmativas:
I. Estimular a instalação de equipamentos que monitoram e diminuem a toxicidade dos gases que são lançados na atmosfera por diversas indústrias pode reduzir a precipitação de chuvas ácidas. II. Evitar a liberação de monóxido de carbono que reage com a água, formando ácido carbônico, um dos principais responsáveis pelo aumento da acidez das chuvas, pode dificultar a precipitação de chuvas ácidas. III. Diversificar a matriz energética por meio da oferta e do uso de fontes renováveis ou alternativas de energia, diminuindo o lançamento de gases na atmosfera resultantes da queima de combustíveis fósseis pode inibir a precipitação de chuvas ácidas. IV. Dificultar a chegada da chuva ácida ao solo, evitando a neblina, que é o principal formato úmido da chuva ácida, responsável pela contaminação e desgaste dos solos, pode amenizar os efeitos negativos da precipitação ácida sobre as plantações.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o trecho, da música do Emicida (Passarinhos) com a participação da Vanessa da Mata. "No pé que as coisas vão, jão Doidera, daqui a pouco, resta madeira nem pro caixão Era neblina, hoje é poluição Asfalto quente queima os pés no chão Carros em profusão, confusão Água em escassez, bem na nossa vez Assim não resta nem as barata Injustos fazem leis e o que resta pro ceis? Escolher qual veneno te mata". Passarinhos, Emicida e Vanessa da Mata.
Neste trecho da música do Emicida, a preocupação com o uso dos recursos naturais é notória. E nos faz refletir sobre as questões ambientais e suas implicações tecnológicas, sociais e científicas que fazem parte da nossa vida pessoal e profissional. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta quais problemáticas ambientais podemos relacionar ao trecho da música Passarinhos, de Emicida.
Neste trecho da música do Emicida, a preocupação com o uso dos recursos naturais é notória. E nos faz refletir sobre as questões ambientais e suas implicações tecnológicas, sociais e científicas que fazem parte da nossa vida pessoal e profissional. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta quais problemáticas ambientais podemos relacionar ao trecho da música Passarinhos, de Emicida.