Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir.

“A Athene cunicularia é conhecida popularmente como Coruja Buraqueira, e se destaca pela proximidade com o homem e adaptação ao meio urbano. [...] é uma espécie generalista, que consome presas em função de sua disponibilidade, característica esta que pode facilitar sua sobrevivência em cidades, onde normalmente há menor variedade de recursos alimentares. Alimenta-se de pequenos animais, principalmente roedores, morcegos, répteis, anfíbios, insetos e pequenas aves. No Brasil, grande parte de sua dieta é constituída de invertebrados, principalmente de insetos.”

Fonte: Santos, Divaney Mamédio dos, et al. "Caracterização alimentar da Athene cunicularia (Strigiformes: Strigidae)(Coruja Buraqueira)." Ciência Animal Brasileira 18 (2017). Disponível em: https://www.scielo.br/


De acordo com o texto, a natureza da predação da coruja buraqueira é:
Os animais mantêm relações entre si de modo permanente. No sertão do Rio Grande do Norte, o anum-preto é uma ave que se alimenta dos carrapatos do gado. A relação que se estabelece entre o carrapato e o gado é de:
Sobre as relações ecológicas, assinale a alternativa correta.

Julgue o item que se segue.


Nenhum ser vivo é capaz de viver isoladamente, isto é, sem se relacionar com outro organismo. Eles sempre estabelecem relações, seja com seres da mesma espécie ou com espécies diferentes. Essas relações podem ser benéficas aos organismos, ou ainda provocar danos a um dos envolvidos. Como exemplo de relação ecológica benéfica ou harmônica, podemos citar o predatismo, em que um organismo serve de alimento para outro.

mostrar texto associado
A competição, o canibalismo, a colônia e a sociedade são modalidades mais comuns de interação intraespecífica, sendo as duas primeiras relações harmônicas e as duas últimas relações desarmônicas.