Filtrar


Questões por página:

Butano é o gás armazenado em botijões ou encanamentos, usado no cozimento dos alimentos.

O gás butano, derivado do petróleo, é uma substância inodora e incolor. Devido a essas características outros elementos costumam ser acrescentados ao butano, para que, em caso de vazamento, possa se sentir o cheiro e evitar possíveis acidentes.

Imagem associada para resolução da questão

A combustão completa desse gás produz gás carbônico e água segundo a equação não balanceada a seguir

C4H10(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(l)

O balanceamento correto dessa equação permite concluir que, para cada molécula de butano queimada, há produção de

Questão Anulada

A explosão de 8,8 L de trinitroglicerina (TNG, d = 1,59 g/m L) que ocorreu com 100% de rendimento, pode ser expressa pela equação química a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Supondo que todo o gás carbônico produzido possa ser captado, quantos extintores de incêndio com capacidade para 2 kg desse gás, poderiam ser envasados aproximadamente?

Sabe‐se que para a reação da produção de metanol é necessário reagir monóxido de carbono com gás hidrogênio, utilizando como catalizadores o óxido de zinco e o óxido de cromo III, em temperaturas de 350°C e 250 atm. Assinale a alternativa que indica a quantidade, em kg, de gás hidrogênio necessária para produzir 3 x 109 kg de metanol.
Observe a reação (não balanceada) a seguir e assinale a alternativa que corresponde à soma dos coeficientes estequiométricos dos sais.
CrCl3 + NaOH + H2O2 → Na2CrO4 + NaCl + H2O
A soma da massa dos reagentes é igual à soma da massa dos produtos; na natureza nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma. Estas afirmações literais referem-se a leis ponderais, ou seja, aquelas que ponderam sobre certas situações cotidianas. Levando isso em conta e, sabendo que estas leis seguem certo padrão, calcule a quantidade (em massa) de gás carbônico (CO2) formado a partir da decomposição de 140 g de ácido carbônico.