Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a quantidade de mL de solução de NaOH 1,0 M necessários para a neutralização de 100 mL de uma solução de HCl 0,5 M
A análise elementar quantitativa de 2,035 g de um composto orgânico oxigenado X forneceu 4,840 g de CO2 e 2,475 g de H2 O, por combustão. Verficou-se também que a referida massa de X ocupa um volume de 1,1275 L, a 227°C e 1atm de pressão. Dentre todos os possíveis isômeros, X é o único que possui enantiômeros. O número total de isômeros (constitucionais e estereoisômeros) com a fórmula molecular em questão e o nome do composto X estão respectivamente indicados em:

Uma amostra de 0,265 g de um antibiótico em pó foi dissolvida em HCl e completou-se o volume até 100,00 mL de solução. Uma alíquota de 25,00 mL foi transferida para um balão, seguida da adição de 25,00 mL de solução aquosa 0,018 mol.L–1 de KBrO3. Um excesso de KBr foi adicionado para formar Br2, segundo a equação a seguir: BrO3– + 5Br – + 6H+ → 3Br2 + 3H2O

O bromo formado reage com toda a sulfanilamida presente no antibiótico e, após um tempo, é adicionado excesso de KI, para reagir com o excesso de bromo, formando I2. Finalmente, o iodo formado é titulado, consumindo 13,00 mL de uma solução aquosa 0,12 mol.L–1 de tiossulfato de sódio. As demais equações químicas são:

A porcentagem de sulfanilamida presente na amostra do antibiótico em pó é aproximadamente igual a:

Dado: Massa molar da sulfanilamida= 172 g. mol -1
A possibilidade de estabelecimento de ligação entre dois átomos pode ser de?nida em termos de um parâmetro denominado ordem de ligação (O.L), que pode ser determinada a partir do número de elétrons em orbitais ligantes e antiligantes em diagramas de energia dos orbitais, usando-se a Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM). Considerando o parâmetro acima citado, a associação correta entre a molécula e sua ordem de ligação está presente em:
Dentre as exceções à regra do octeto, podemos citar exemplos de moléculas com número ímpar de elétrons (A), moléculas deficientes em elétrons (B) e moléculas com expansão de octeto (C). Assinale a alternativa em que aparecem moléculas dos tipos (A), (B) e (C), respectivamente.