Questões de Concurso
Filtrar
176 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 36
Questões por página:
O golpe civil-militar de 1964 no Brasil provocou uma ruptura violenta no sistema democrático vigente desde 1946. O país passou a ser governado por generais escolhidos pelo Congresso Nacional em eleições indiretas e sem a participação popular. Uma das formas jurídicas mais frequentes empregadas pelo regime para a garantia da governabilidade deu-se por meio da decretação dos “Atos Institucionais”.
A respeito desse processo histórico, que durou 21 anos (1964-1985), assinale a alternativa INCORRETA.
Na obra Matrinchã do Teles Pires, de Luiz Renato de Souza Pinto, o autor traça as aventuras de um migrante vindo do Sul do país em busca da realização de seus sonhos, diante de um contexto sombrio da história do país. Em meio às aventuras e desventuras, o viajante descreve um cenário epopeico e, ao mesmo tempo, as mudanças em função do grande fluxo migratório que se dirige ao Mato Grosso.
O texto acima remete ao processo:
Marin foi ligado à ala radical da ditadura, dizem arquivos do regime - Notícias - UOL Copa do Mundo 2014
Por Aiuri Rebello e Rodrigo Mattos
Do UOL, em Brasília e em São Paulo 11/04/2013
Em sua carreira política, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do COL (Comitê Organizador Local), José Maria Marin, teve ligação com a ala mais radical do governo militar, conexões com órgãos de vigilância e de repressão e fez elogios ao regime. É o que revelam documentos dos arquivos da ditadura obtidos pelo UOL Esporte.
A reportagem pesquisou mais de 100 papéis relacionados ao dirigente nos arquivos do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), do SNI (Sistema Nacional de Informação), no Arquivo Nacional, órgãos que reuniam as investigações do regime, e na Assembleia Legislativa. A partir desta quinta-feira (11/04/2013), será publicada uma série de reportagens sobre a atuação dele como político nos anos de chumbo.
Sobre o colaboracionismo com o golpe militar de 1964 e o apoio aos governos ditatoriais, podemos concluir que
A opção em que aparece o partido e seu líder que NÃO participou da campanha das “diretas já!” é: