Questões de Concurso
Filtrar
200 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 40
Questões por página:
Julgue o item a seguir relativo ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira.
A Primeira República manteve a economia brasileira atrelada essencialmente ao campo, o que desestimulava, mesmo no contexto da Primeira Guerra Mundial, o desenvolvimento industrial.
Julgue o item a seguir relativo ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira.
Tanto no período imperial quanto no período republicano, a miscigenação da população brasileira foi interpretada nos meios artístico e intelectual como motivo do atraso nacional.
(Almeida,2004, vol.26, n.1, pp.7-63.)
Tendo em vista a situação do Brasil no contexto da Crise de 1929, analise as afirmativas a seguir.
I. Provocou uma mudança no foco de poder no país, acabando com um pacto político interno que já durava mais de trinta anos. II. O Crash da Bolsa garantiu a formação de uma economia agrícola praticamente monoexportadora no país. III. Além da queda nos preços, provocou uma diminuição na renda e no consumo no mundo todo, prejudicando ainda mais as vendas de café. IV. Arruinou a oligarquia cafeeira, que já sofria pressões e contestações dos diferentes grupos urbanos e das oligarquias dissidentes de outros Estados.
Estão corretas apenas as afirmativas
Leia os trechos a seguir.
“O messias é alguém enviado por uma divindade para trazer a vitória do Bem sobre o Mal, ou para corrigir a imperfeição do mundo, permitindo o advento do Paraíso Terrestre, tratando-se pois de um líder religioso e social.” (Maria Isaura, p.27). Obviamente que esse líder não é uma pessoa qualquer, mas, sim, alguém que revelou ter “qualidades pessoais extraordinárias, provadas por meio de faculdades mágicas que lhe dão autoridade; trata-se pois de um líder essencialmente carismático.”
(Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/canudos6.htm.)
“O fenômeno do Padre Cícero no nordeste brasileiro representa uma fusão temática religiosa com a política em meio a um universo social de adversidade e privilégios.”
(Costa,2014.)