Questões de Concurso
Filtrar
200 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 40
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
História
No início do século XX, apesar das transformações socioeconômicas por que passava o país, milhões de brasileiros permaneciam vivendo na miséria. Durante a Primeira República, muitos se indignaram com a situação de miséria e opressão de que eram vítimas. Sobre os movimentos dos excluídos no período, relacione as colunas a seguir:
1. Revolta da Vacina.
2. Revolta da Chibata.
3. Guerra de Canudos.
4. Guerra do Contestado.
5. Tenentismo.
( ) Ocorreu numa região disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina, onde os problemas sociais e a disputa pela terra agravaram-se quando a empresa Brazil Railway passou a contratar trabalhadores em outros estados para a construção da estrada de ferro, pagando salários muito baixos.
( ) Ocorreu num contexto de opressão e desesperança sociais, durante o governo de Prudente de Morais onde sertanejos sem terra, vaqueiros, pequenos proprietários pobres, homens e mulheres perseguidos pelos Coronéis ou pela polícia se reuniram para buscar a paz e a justiça.
( ) Tratava-se de reconstruir o Estado para construir a nação, pois crescia o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava a política brasileira. Esse descontentamento era também notado pelas populações que não estavam sujeitas às pressões dos coronéis, nos grandes centros urbanos.
( ) Ocorreu no governo de Rodrigues Alves; com a intenção de reformar e modernizar o Rio de Janeiro. Cortiços e casebres foram derrubados nos bairros centrais, e as pessoas afetadas provocaram uma grande revolta popular para demonstrar descontentamento com uma série de medidas do governo.
( ) Os revoltosos apontaram os canhões para a cidade do Rio de Janeiro e enviaram um comunicado ao Presidente da República, explicando as razões da revolta e fazendo exigências.
A sequência está correta em:
1. Revolta da Vacina.
2. Revolta da Chibata.
3. Guerra de Canudos.
4. Guerra do Contestado.
5. Tenentismo.
( ) Ocorreu numa região disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina, onde os problemas sociais e a disputa pela terra agravaram-se quando a empresa Brazil Railway passou a contratar trabalhadores em outros estados para a construção da estrada de ferro, pagando salários muito baixos.
( ) Ocorreu num contexto de opressão e desesperança sociais, durante o governo de Prudente de Morais onde sertanejos sem terra, vaqueiros, pequenos proprietários pobres, homens e mulheres perseguidos pelos Coronéis ou pela polícia se reuniram para buscar a paz e a justiça.
( ) Tratava-se de reconstruir o Estado para construir a nação, pois crescia o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava a política brasileira. Esse descontentamento era também notado pelas populações que não estavam sujeitas às pressões dos coronéis, nos grandes centros urbanos.
( ) Ocorreu no governo de Rodrigues Alves; com a intenção de reformar e modernizar o Rio de Janeiro. Cortiços e casebres foram derrubados nos bairros centrais, e as pessoas afetadas provocaram uma grande revolta popular para demonstrar descontentamento com uma série de medidas do governo.
( ) Os revoltosos apontaram os canhões para a cidade do Rio de Janeiro e enviaram um comunicado ao Presidente da República, explicando as razões da revolta e fazendo exigências.
A sequência está correta em:
“Acordei em meio duma maravilhosa aurora de verão. A baía esplendia com seus morros e enseadas. Seriam talvez quatro horas da manhã. E vi imediatamente na baía, frente a mim, navios de guerra, todos de aço, que se dirigiam em fila para a saída do porto. Reconheci o encouraçado Minas Gerais que abria a marcha. [...] Eu estava diante da revolução. Pontos de fogo, estrondos. [...] O seu chefe, o negro João Cândido, imediatamente guindado ao posto de almirante, tinha se revelado um hábil condutor de navios. [...] A revolta teve o mais infame dos desfechos [...]” (ANDRADE, Oswald de. Um homem sem profissão – Memórias e confissões. Sob as ordens de mamãe. São Paulo: Globo,2002. p.96.)
Esse trecho de Oswald de Andrade, ícone da semana de arte Moderna no Brasil, refere-se:
Esse trecho de Oswald de Andrade, ícone da semana de arte Moderna no Brasil, refere-se:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Teresina
Disciplina:
História
Tanto o episódio de Canudos quanto o da Revolta da Vacina, com suas evidentes afinidades, são dos mais exemplares para assinalar as condições que se impuseram com o advento do tempo republicano. Um tempo mais acelerado, impulsionado por novos potenciais energéticos e tecnológicos, em que a exigência de acertar os ponteiros brasileiros com o relógio global suscitou a hegemonia de discursos técnicos, confiantes em representar a hegemonia e vitória inelutável do progresso e por isso dispostos a fazer valer a modernização “a qualquer custo.”
(SEVCENKO, Nicolau. Introdução: O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso.IN: SEVCENKO, Nicolau. História da vida privada no Brasil: República – da belle époque à era do rádio. São Paulo: Companhia das Letras,1998, p.27)
Os objetivos pretendidos pelas revoltas de Canudos, da Vacina e pelo discurso modernizador da República mostram que
(SEVCENKO, Nicolau. Introdução: O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso.IN: SEVCENKO, Nicolau. História da vida privada no Brasil: República – da belle époque à era do rádio. São Paulo: Companhia das Letras,1998, p.27)
Os objetivos pretendidos pelas revoltas de Canudos, da Vacina e pelo discurso modernizador da República mostram que
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
História
É Azevedo Amaral quem melhor concretiza o real significado político das alternativas existentes em 1930. Para ele tratava-se de correr enorme risco de optar entre a oligarquia e a desordem, uma vez que o esforço revolucionário poderia, de fato, precipitar o país numa situação anárquica. É por esta razão que Azevedo Amaral atribui à Revolução de 1930, em suas origens “um acentuado colorido conservador”. Tratava-se de impedir que o antigo regime oligárquico desmoronasse ante às ameaças crescentes de caos (GOMES,1994, p.200-210).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Sob a ótica de teóricos autoritários, legitimadores do movimento de 1930 e artífices da ordem subsequente – como Azevedo Amaral –, o discurso que compreende o movimento de 1930 como uma revolução crítica de forma direta à primeira República – entendida como República Velha, já que não trouxe o progresso para o país – e o Estado liberal impregnado pelos valores europeus. Portanto, sob essa ótica, a Revolução de 1930 salvaria o país da catástrofe. Entretanto, e esquerda rebate essa ideia e critica a noção de Revolução de 1930, centrada no discurso fundado na memória dos dominantes.
PORQUE
II- Dessa forma, a visão da esquerda questiona a noção consagrada pela historiografia existente e procura discutir o silêncio que se impôs aos vencidos, com destaque para o proletariado, que não pode ser compreendido como protagonista menor na história do Brasil. De acordo com esse enfoque, existia diversidade de projetos históricos para o país, e a luta de classes não pode ser esquecida.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Sob a ótica de teóricos autoritários, legitimadores do movimento de 1930 e artífices da ordem subsequente – como Azevedo Amaral –, o discurso que compreende o movimento de 1930 como uma revolução crítica de forma direta à primeira República – entendida como República Velha, já que não trouxe o progresso para o país – e o Estado liberal impregnado pelos valores europeus. Portanto, sob essa ótica, a Revolução de 1930 salvaria o país da catástrofe. Entretanto, e esquerda rebate essa ideia e critica a noção de Revolução de 1930, centrada no discurso fundado na memória dos dominantes.
PORQUE
II- Dessa forma, a visão da esquerda questiona a noção consagrada pela historiografia existente e procura discutir o silêncio que se impôs aos vencidos, com destaque para o proletariado, que não pode ser compreendido como protagonista menor na história do Brasil. De acordo com esse enfoque, existia diversidade de projetos históricos para o país, e a luta de classes não pode ser esquecida.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
História
No Brasil, a existência de um Estado, na prática, centralizador e autoritário que atendia aos interesses de determinados grupos sociais estava baseada na participação dos municípios brasileiros. Além das atribuições locais, os municípios eram responsáveis pela realização das eleições e tinham importante participação tanto na receita quanto na organização policial e judiciária. Assim, um fenômeno político que bem caracteriza a Primeira República é o coronelismo, marcado por uma relação de compromisso, clientela e compadrio entre os proprietários e a população campesina. (BORGES, BRITO,2011, p.18).
Quanto à ordem oligárquica e a Primeira República, considere os itens a seguir:
I- A despeito da política dos estados, existiram momentos em que o consenso oligárquico se rompeu. Portanto, nesta fase da história republicana, existiram vozes dissonantes que se manifestaram em diversos momentos anteriores a 1930. No princípio do século XX, por exemplo, as autoridades enfrentaram os desafios que o incipiente movimento operário apresentava.
II- Nos setores oligárquicos, era possível perceber um dissenso. A política dos governadores não trouxe a estabilidade almejada pelas elites para tranquilizar a República no Brasil e, muito menos, isentou de conflitos alguns estados preponderantes, como São Paulo e Minas Gerais.
III- A respeito da primeira fase republicana, entre 1889 e 1930, algumas concepções se consagraram, valorando-a negativamente e identificando-a como República Velha, República Oligárquica ou República Café com Leite.
IV- A rigidez do sistema republicano não restringiu a participação social da população em assuntos do governo. Exemplo disso foi a Revolta da Vacina.
É CORRETO o que se afirma em:
Quanto à ordem oligárquica e a Primeira República, considere os itens a seguir:
I- A despeito da política dos estados, existiram momentos em que o consenso oligárquico se rompeu. Portanto, nesta fase da história republicana, existiram vozes dissonantes que se manifestaram em diversos momentos anteriores a 1930. No princípio do século XX, por exemplo, as autoridades enfrentaram os desafios que o incipiente movimento operário apresentava.
II- Nos setores oligárquicos, era possível perceber um dissenso. A política dos governadores não trouxe a estabilidade almejada pelas elites para tranquilizar a República no Brasil e, muito menos, isentou de conflitos alguns estados preponderantes, como São Paulo e Minas Gerais.
III- A respeito da primeira fase republicana, entre 1889 e 1930, algumas concepções se consagraram, valorando-a negativamente e identificando-a como República Velha, República Oligárquica ou República Café com Leite.
IV- A rigidez do sistema republicano não restringiu a participação social da população em assuntos do governo. Exemplo disso foi a Revolta da Vacina.
É CORRETO o que se afirma em: