Filtrar


Questões por página:
Conforme consta nas Referências Técnicas de Atuação de Psicólogas (os) na Atenção Básica à Saúde (CREPOP 2019), “no âmbito das críticas à Psicologia Escolar e Educacional dos anos 1980, era importante: explicitar as principais filiações teóricas das práticas psicológicas levadas a efeito na escola, criticar as explicações sobre as dificuldades escolares centradas nas crianças e em suas famílias, bem como a forma restrita como a Psicologia interpretava os fenômenos escolares (PATTO,1984) e:
Com base na Resolução nº 6/2019, sobre o conceito e estrutura do parecer psicológico, analise as afirmações abaixo:

1. O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.
2. O resultado do parecer psicológico pode ser inconclusivo.
3. O parecer psicológico não é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica.
4. O parecer psicológico é um documento que resulta exclusivamente de uma avaliação psicológica formal.
5. A estrutura do parecer psicológico inclui somente os itens: Identificação, Diagnóstico, Análise, Conclusão e Referências.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

De acordo com a Resolução nº 8/2020, referente à quebra de sigilo profissional em casos relacionados à violência de gênero, e às precauções que a psicóloga e o psicólogo devem adotar para minimizar os impactos negativos, assinale a alternativa correta.

A Resolução CFP nº 001/2009 dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos.

Com relação ao estabelecido nessa resolução, analise as afirmativas a seguir.

I. O registro documental em papel ou informatizado tem caráter sigiloso e constitui-se de um conjunto de informações que tem por objetivo contemplar de forma sucinta o trabalho prestado, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnico-científicos adotados.

II. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.

III. Quando em serviço multiprofissional, o registro da Psicologia deve ser realizado em prontuário próprio, separado das outras áreas.


Está correto o que se afirma em
João Pedro é psicólogo perito e foi chamado a atuar num processo de família, no qual uma das partes designou um assistente técnico. De acordo com a Resolução CFP nº 008/2010, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário, é correto afirmar que