Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Respiração celular e fermentação

Questões por página:
O ciclo de Krebs, na respiração celular, é composto por 8 etapas importantes; analise algumas delas.
Etapa 1: Acetil-CoA adiciona seu grupo de dois carbonos acetila ao oxalacetato, produzindo citrato. • Etapa 3: Isocitrato é oxidado, reduzindo NADH a NAD+ . O composto resultante perde uma molécula de CO2. • Etapa 5: CoA é substituído por um grupo fosfato, o qual é transferido ao GDP, formando GTP, uma molécula similar ao ATP. • Etapa 6: dois hidrogênios são transferidos ao FAD, formando FADH2 e oxidando o fumarato.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
Sobre as evidências que apoiam a origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos plastídeos, analise as afirmativas a seguir.
I. Embora as mitocôndrias e os plastídeos se repliquem por um processo de divisão semelhante ao de certos procariotos, as membranas internas das duas organelas não contêm enzimas e sistemas de transportes homólogos àqueles encontrados na membrana plasmática de procariotos atuais. II. As mitocôndrias e os plastídeos possuem uma molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) circular que, a exemplo dos cromossomos de bactéria, está fortemente associada a histonas ou grandes quantidades de outras proteínas. III. Como esperado em organelas descendentes de organismos de vida livre, as mitocôndrias e os plastídeos não apresentam uma maquinaria celular (incluindo ribossomos) necessária para transcrever e traduzir suas proteínas em DNA.
Está INCORRETO o que se afirma em

O metabolismo celular de carboidratos inicia-se com a glicólise, passando pelo ciclo de Kreb (ciclo do ácido cítrico) e transporte de elétrons. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:


I. A glicólise não produz energia na forma de ATP, somente piruvato para ser usado nos processo seguintes.

II. No ciclo de Krebs são produzidas as moléculas de CO2 que são expelidas pelos pulmões.

III. A maior quantidade de ATP é formada na cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa.

IV. O piruvato formado na etapa de glicólise é utilizado na etapa do ciclo de Krebs para geração de mais ATPs.

V. A quantidade de ATPs formados nas etapas seguintes à glicólise é menor que na própria glicólise.


Estão corretas as afirmativas:

O ciclo de Krebs é uma sequência de reações de oxidação que ocorrem na matriz mitocondrial. Durante essa etapa da respiração celular, para cada molécula de ácido pirúvico ou piruvato (C3h4O1), originadas ao final da glicólise, ter-se-á a formação de:


As reações metabólicas sempre envolvem a presença de energia, em alguns processos, ela é consumida e em outros ela é armazenada. Destacamos aqui dois grandes "eventos" metabólicos, a respiração celular e a fotossíntese. A respeito da respiração celular são feitas três afirmações.


I. Em organismos eucariontes, ela ocorre uma etapa no citoplasma, a glicólise, e duas nas mitocôndrias, o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.

II. Seres procariontes, como as bactérias, não realizam respiração celular, pois são desprovidas de mitocôndrias, por isso são organismos mais simples.

III. A oxidação completa de uma molécula de glicose gera até 38 ATP (adenosina trifosfato), sendo que a maioria é gerada na terceira etapa, a cadeia respiratória.


Assinale a alternativa CORRETA.