Filtrar


Questões por página:
Acerca da contabilidade aplicada ao setor público é CORRETO o que se afirma em:
Questão Anulada

Sobre Restos a Pagar na esfera pública, julgue os itens como Verdadeiros (V) ou Falsos (F).

( ) Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas, das não processadas.

( ) Restos a Pagar de despesas processadas são aqueles cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez forneceu o material, prestou o serviço ou ainda executou a obra, e a despesa foi considerada “liquidada” por ter sido cumprido o terceiro estágio correspondente à liquidação, estando, assim, na fase do pagamento.

( ) Os Restos a Pagar surgiram como um mecanismo para abrandar, politicamente, uma demanda justa por gastos, mas sem recursos disponíveis para atendê-la. É o conflito permanente da necessidade do gasto com o limite dos recursos disponíveis.

( ) Atualmente, os Restos a Pagar são pagos com receita do ano seguinte, prova de que o orçamento aprovado não poderia ser executado com os recursos arrecadados no exercício. Os Restos a Pagar de exercícios anteriores são prorrogados para o exercício corrente, concorrendo com os recursos financeiros do orçamento do ano.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

O procedimento que se aplica ao final do exercício, na hipótese de não haver o pagamento da despesa, embora o fornecedor tenha cumprido suas obrigações e tenham sido feitas as conferências para verificação da sua conformidade, é:
Durante o ciclo da execução orçamentária pode haver entraves para o cumprimento de todos os estágios de uma despesa legalmente autorizada no orçamento. Esse cenário deu origem aos restos a pagar, que consistem em despesas empenhadas, mas não pagas, até o encerramento do exercício financeiro do empenho.

Diante da necessidade de inscrever uma despesa em restos a pagar, uma entidade pública deve considerar que:
Um órgão da administração pública apresentou os seguintes dados de uma determinada dotação orçamentária em 31.12 de um determinado ano:
Valores em R$
Dotação orçamentária 1.500.000,00 Despesa empenhada 1.490.000,00 Despesa liquidada* 1.230.000,00 Despesa paga 800.000,00
* serviços contratados, prestados e aceitos pelo contratante

Serão inscritos em restos a pagar processados, em R$, o valor de: